Pacote de R$ 90 milhões em investimentos impulsiona revitalização do Centro de Santos
19/08/2022Desejo acalentado há décadas, a revitalização do Centro de Santos deve finalmente deixar as animações gráficas para se tornar realidade. A garantia é do prefeito Rogério Santos, que esta semana anunciou um amplo pacote de obras —investimentos da ordem de R$ 90 milhões, provenientes dos cofres municipais, repasses do Governo do Estado e da iniciativa privada.
“Vamos continuar investindo; é um processo a longo prazo, que respeita o avanço no tempo correto das coisas, visando o crescimento econômico e social”, afirmou, em reunião com comerciantes na segunda-feira (15).
Rogério Santos destacou a importância do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que percorrerá diversas vias do Centro e da remodelação do Mercado Municipal, cujas obras começam na quinta-feira (25).
O pacote de obras anunciado segunda-feira inclui ainda a revitalização de várias ruas (XV de Novembro, Comércio, Constituição e Tuyuti) e praças (José Bonifácio, dos Andradas e da República) e o reforço estrutural e reurbanização do entorno do Viaduto Aristides Bastos Machado (ao lado da Rodoviária).
Destaque para a remodelação da rua Tuyuti, onde será construído um parque linear, entre o Museu Pelé e a Bolsa do Café.
Também, foram anunciadas a construção do Cine Escola; obras na escadaria Joana D’arc (Morro São Bento); além de obras em equipamentos públicos ou vias que impactam diretamente no Centro, como o Teatro Municipal Braz Cubas e a Rua República Portuguesa.
Os recursos das obras são provenientes de investimentos municipais e estaduais, incluindo as verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) de 2021 e 2022. A secretária de Infraestrutura e Edificações, Larissa Oliveira, explicou que as obras com recurso Dade 2022 estão em fase de formalização de convênio e devem ser iniciadas em 2023, tendo o bairro como destino total dos recursos. “Já desde o ano passado a luta é para que os recursos do Dade sejam convertidos em investimentos no Centro”.
O prefeito Rogério Santos também destacou outras intervenções neste esforço de revitalização do centro, como a construção de um um espaço cultural e de educação ambiental na Praça Mauá, uma nova passarela para pedestres atrás da Alfândega (para acesso à travessia de barcas Santos-Vicente de Carvalho) e o restauro do Pantheon dos Andradas. “Todos frutos de compensação por empreendimentos da iniciativa privada”, completou.
O Pantheon, junto com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo serão integrados à Praça Barão do Rio Branco. O espaço está ganhando diversas melhorias e será entregue em setembro, durante as festividades do Bicentenário da Independência.
O prefeito também assinou decreto que elimina a necessidade de Zona Azul para estacionamento no Centro, Valongo e Paquetá aos sábados.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, explica que este processo de revitalização do Centro será desenvolvido em três etapas — curto, médio e longo prazos. De imediato, são as obras de zeladoria e melhoria na questão de segurança; a médio prazo, obras como a remodelação do Mercado, das vias e praças; a longo prazo, empreendimentos habitacionais, tanto por iniciativa do poder públicos como por empresas privadas.
Farinello também demonstra otimismo quanto à transferência do Terminal de Navios de Passageiros, atualmente na região de Outeirinhos, para o Valongo, próximo ao Museu Pelé.