Outubro Rosa: Vilas Criativas da Beleza arrecadam mechas de cabelo para ajudar mulheres no tratamento do câncer
11/10/2023Gabriela Martinez
O intuito dessa ação é visar unir saúde e beleza, em prol do Outubro Rosa, mês de conscientização pela prevenção do câncer de mama, foi dado nesta quarta-feira (11) na Vila Criativa da Beleza Unidade Mercado, localizada na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova. A Campanha de Doação de Cabelo tem o propósito de ajudar as mulheres que perderam seus fios capilares após o tratamento de câncer, devolvendo a elas a autoestima.
A campanha social foi realizada pela Coordenadoria de Equipamentos de Desenvolvimento Social (Codeso), em parceria com o Projeto Fios de Esperança (Rotaract Club de Santos).
A secretaria de Desenvolvimento Social na época, Audrey Kleys, afirmou que a ação é uma corrente de solidariedade capaz de gerar bem-estar, qualidade de vida e, principalmente, restaurar a autoestima das mulheres com a doença.
“Essas ações são fortes aliadas das mulheres em muitas fases da vida, principalmente para aquelas que passam por um tratamento contra o câncer de mama. Iniciativas como essa, com a parceria do Rotaract têm a principal finalidade de ajudar muitas mulheres a recuperar a sua autoestima”.
Essa ação está em seu segundo ano em funcionamento e no ano passado, de acordo com o presidente do Rotaract, William Mendes, as duas unidades da Vila Criativa da Beleza ultrapassaram o dobro de mechas dos outros parceiros no Projeto Fios da Esperança.
“Essa parceria é de extrema importância pelo trabalho realizado na Vila Criativa. Para vocês terem uma ideia, só as duas unidades arrecadam mais mechas do que os outros cinco salões parceiros, daí a relevância desta parceria. Batemos, no ano passado, o recorde de mechas e dobramos a quantidade, passamos de 250 para mais de 500 mechas arrecadadas, graças ao trabalho e empenho de toda equipe que trabalha nas unidades das Vilas Criativas”, explicou.
Para quem puder participar da campanha, as doações podem ser feitas a partir de 10cm de cabelo. Podendo ser qualquer tipo de cabelo, liso, crespo, cacheado ou branco. Também não tem importância se está tingido ou com alguma química. Se o cabelo estiver abaixo do tamanho mínimo, o projeto Vila Criativa da Beleza aproveita as mechas nas aulas para teste de mecha e coloração.
A queda de cabelos é um dos efeitos colaterais da quimioterapia. Essa perda dos fios acontece pela sua ação em todas as células do corpo no tratamento (não apenas nas cancerígenas). É de grande importância lembrar que o processo não acontece da noite para o dia. É normal, começam a aparecer sinais de 14 a 21 dias após a primeira sessão. Eles voltam a crescer após 90 dias do término do tratamento.
A Gabriella Emilly, de 10 anos, arrasou em solidariedade e empatia. De acordo com a sua mãe, Aparecida Ferreira, ela quis fazer a doação. “Tenho duas filhas e todo ano eu corto o cabelo delas e faço a doação”.
Ela também conta que com a Gabi é diferente. “Ela tem autismo e quando falei em doar os cabelos, ela começou a me questionar sobre o porquê de fazer a doação. Depois que expliquei, ela disse que também queria fazer e ir ao salão. Daí, soube que teria o evento aqui hoje e resolvi vir. Fiquei muito feliz e orgulhosa dela, que com apenas 10 anos quis ajudar o próximo”, contou.
Para quem quiser agendar um horário para doar suas madeixas nas duas unidades é só entrar em contato pelo WhatsApp pelo telefone (13) 99635-6607. O serviço é gratuito e está disponível durante todo o ano.
Na unidade Vila Nova, localizada na Praça Iguatemi Martins s/nº, Vila Nova, os atendimentos são de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E na unidade do Morro São Bento, que fica na Rua São João, os atendimentos são de terça a sexta-feira, das 8h às 12h.