Gabriela Martinez
A cidade Santos logo se mobilizou ao entrar na campanha de 2023 no mês do Outubro Rosa. Santos tem uma extensa programação para alertar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e proporcionar o cuidado à saúde e ao bem-estar de suas moradoras.
Nesse mês foram disponibilizadas mais de 500 vagas de mamografia a mais pelo agendamento, a serem realizadas nos meses de outubro e novembro pela Secretaria de Saúde de Santos. Além de ser marcado pelas policlínicas, o exame também pode ser agendado pelo 0800 – 013 0013 ou pelo Whatsapp (13) 3512-0910.
As policlínicas vão intensificar a coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), de forma a cuidar mais integralmente da Saúde da Mulher.
O lançamento oficial ocorrerá no próximo dia 9, às 17h, na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Será realizada a 2ª edição do Prêmio Mulher Santista – Gilze Francisco, em reconhecimento a pessoas, instituições e empresas que se destacam nas políticas de defesa da mulher.
No dia 21 de outubro, sábado, algumas policlínicas e o Instituto da Mulher e Gestante irão participar do Dia D do Outubro Rosa, com diversas atividades voltadas à promoção da saúde e da autoestima. Confira todos os itens da programação da Saúde.
Outro marco da cidade é a tradicional Caminhada do Outubro Rosa, em sua 12ª edição, no dia 15 de outubro, com saída às 11h em frente ao Aquário Municipal (Praça Luiz La Scala, s/nº). O evento é promovido anualmente pelo Instituto Neomama e tem apoio da Prefeitura de Santos, Gran Bazar, Grupo Mendes, Brother e da escola de samba X-9, que dá o tom de musicalidade com a participação da bateria.
“O Outubro Rosa é fundamental para reforçarmos que as mulheres devem manter-se atentas nos cuidados com sua saúde. Além de propagar a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz do câncer de mama, o Outubro Rosa é também uma demonstração de apoio, amor e conforto para aquelas que enfrentam a doença. É importante que todas saibam que não estão sozinhas”, afirma a prefeita em exercício e secretária da Semulher, Renata Bravo.
Confira a programação da Semulher.
A programação completa de Santos para o Outubro Rosa será disponibilizada em breve em todos os canais oficiais da Prefeitura.
Excetuando o câncer de pele não-melanoma, o câncer de mama é o que mais compromete as mulheres no Brasil. E continua a fazer vítimas em Santos. Em 2022, 89 mulheres morreram pela doença e em 2023, 61.
O diagnóstico precoce aumenta as possibilidades de cura e, por esse motivo, é de suma importância estar com os exames de imagem atualizados. Na rede municipal de Saúde, a mamografia é solicitada dentro da rotina para mulheres a partir de 40 anos de idade.
O autoexame das mamas também pode ser feito para verificar se algum nódulo é identificado. “Outros sinais e sintomas também merecem atenção, em especial se aparecem em uma das mamas somente: saída de secreção pelos mamilos, principalmente se for sanguinolenta ou transparente; alteração no formato da mama; feridas; aspecto de casca de laranja ou vermelhidão na pele e dor mamária”, explica Adriano Catapreta, secretário de Saúde de Santos, que também é mastologista.
Na rede municipal de saúde de Santos, o inicio para o acompanhamento da saúde da mulher é a policlínica de referência do bairro em que a moradora habita. Havendo hipótese diagnóstica para o câncer de mama, a paciente será encaminhada ao Instituto da Mulher e Gestante para exames complementares e confirmação ou descarte da doença.
A Campanha Outubro Rosa teve início em 2009 em Santos, por iniciativa da enfermeira Gilze Francisco, fundadora do Instituto Neomama. Em 2013, a Campanha entrou para o Calendário Oficial da Cidade.