Significados do Judaísmo

Outro Modo de Falar com Deus

29/05/2024
Divulgação

Embora associemos a oração à liturgia que os nossos rabinos e sábios desenvolveram ao longo dos séculos, o ato de oração improvisada é igualmente importante e autêntico para a experiência judaica. Uma das formas mais emocionais de rezar é chamada hitbodedut.

Hitbodedut é a palavra hebraica para (auto isolamento). Uma prática que é atribuída aos profetas e a outros indivíduos altamente espirituais depois deles e tornou-se popularizada através das obras e seguidores do Rabino Nachman de Breslov, fundador do chassidismo.

Hitbodedut é o ato de comunicação aberta, espontânea e direta com Deus, e é acessível a todos, independentemente de quão profundamente alguém esteja engajado no Judaísmo. Ao remover o potencial constrangimento de recitar orações que outros escreveram em hebraico e aramaico, hitbodedut nos permite falar o que pensamos e o que sentimos, abraçando nossa vulnerabilidade e possibilitar que nos preparemos para o que o universo tem a oferecer.

Bratslav é até hoje uma força dominante entre os judeus ba’al teshuva, isto é, judeus que “retornam” de um estilo de vida secular para um estilo de vida religiosamente observante. Estes indivíduos trazem consigo as disposições e preferências da cultura ocidental moderna e, com isso, a sede de religião expressiva e experiencial.

O rabino Nachman exortou seus seguidores a reservarem um tempo todos os dias para conversar abertamente com Deus em sua língua nativa.

Podemos pensar hitbodedut como um encontro noturno com Deus. A noite do encontro é um momento em que meu parceiro e eu saímos e nos concentramos apenas um no outro. É um momento para nos conectarmos. O Rabino incentivou esta prática diariamente como forma de construir um relacionamento próximo com Deus. Falar aberta e honestamente com Deus todos os dias constrói.

O Rabino explica que ele alcançou seus grandes níveis, e que todos os sábios justos alcançaram seus grandes níveis após uma vida inteira praticando falar diretamente com o Criador. Depois de uma vida de muito trabalho e dedicação ao caminho de Deus. Apesar de ser um gênio no estudo da Torá em todos os níveis, incluindo os segredos da Cabala, ele nos presenteou com uma instrução principal:

Hitbodedut é maior que TUDO

Certa vez, Reb Noson, um pesquisador descreveu a grandeza do hitbodedut:
“Tente imaginar o Sumo Sacerdote entrando no Santo dos Santos na única época do ano em que isso era permitido, Yom Kippur. Ao descrever a sua aparência, a liturgia afirma que o Sumo Sacerdote parecia “aquele que se senta na solidão para rezar diante de Deus”. “Imagine”, disse Reb Noson, “o Sumo Sacerdote que entra no Santo dos Santos é comparado à pessoa que se senta e abre seu coração diante de Deus”.
Através do hitbodedut, podemos, por assim dizer, entrar no Santo dos Santos todos os dias!

Para muitos, o ato de orar sem roteiro pode parecer assustador. Pode ser bastante difícil recitar orações em hebraico que já foram escritas; inventar nossas próprias palavras para nos conectarmos com o Criador do Universo é outra coisa completamente diferente.
Uma das sugestões para começar a praticar hitbodedut é procurar um local em que você esteja sozinho com Ha Shem.

Afinal, falar sobre as coisas ajuda a ter clareza sobre as questões e a expansão dentro de nós.

Merndy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço