Esportes

Os treinadores portugueses no Brasil

20/01/2022

A procura do Flamengo por um treinador…português, de preferência, leva a uma questão simples: “Por que os clubes querem um treinador português?”. 

A língua será um fator de peso, mas é mais do que isso! Os treinadores portugueses não só aportam o melhor do futebol europeu como tem contribuído para grandes feitos das equipes brasileiras.

Se gosta de futebol e quer acompanhar esta modalidade num ambiente mais divertido e descontraído, pode seguir no site todas as ligas do mundo, com calendários e classificações, bem como outras modalidades esportivas. 

Deixamos o TOP3 de treinadores portugueses sonantes que passaram por clubes brasileiros e escreveram seu nome na história do futebol brasileiro.

Abel Ferreira

O técnico do Palmeiras é a figura sensação do brasileirão. Em menos de um ano, o ex-futebolista se tornou bicampeão continental e levou à loucura os torcedores do Verdão.

Com 43 anos, Abel Fernando Moreira Ferreira nasceu em Penafiel , Portugal e, enquanto jogador, passou pelo Penafiel, Vitória de Guimarães, SC Braga e Sporting CP, times da série A, em Portugal.

Já, como treinador, iniciou-se no Sporting, como treinador do time júnior e da equipe B. Em 2015 assumiu o papel de treinador da equipe B do Braga e, mais tarde, do time principal, alcançando alguns marcos históricos para o clube, na época 2017/18. Seguiu, em 2019, para o PAOK, campeão nacional grego em título e em outubro de 2020, chega ao Palmeiras após o clube ter pago a multa rescisória.

Pela Sociedade Esportiva Palmeiras venceu a Copa Libertadores da América em 2020 e 2021 e conquistou a Copa do Brasil, em 2020

Jorge Jesus

O atual técnico do SL Benfica que o Clube Regatas do Flamengo queria de volta!

Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, também ele ex-futebolista, nasceu na Amadora, Portugal, em 1954.

Em apenas alguns meses, levou o Fla a conquistar a Copa Libertadores da América de 2019 e o Campeonato Brasileiro. Conquistou a Recopa Sul-Americana, a Supercopa do Brasil  e o Campeonato Carioca de Futebol, em 2020.

Antes de chegar ao Brasil, treinou vários times da primeira liga em Portugal, com enfoque no SL Benfica, onde venceu dez títulos, ao longo de 6 anos. Treinou ainda o Sporting Clube de Portugal, de 2015 a 2018.

Depois da brilhante passagem pelo Mengão, regressou ao Benfica, em agosto de 2020.

Jesualdo Ferreira

O técnico, de 75 anos, nascido em Mirandela, Portugal, chegou ao futebol brasileiro pela mão do Santos, onde foi treinador durante pouco mais de 15 jogos.

Treinador, ao longo de mais de 40 anos, passou pelos três grandes da I Liga portuguesa e foi tricampeão pelo FC Porto. Internacionalmente, liderou os Zamalek e o Al-Sadd, onde foi campeão nacional do Egito e do Catar, respetivamente.

Estes são apenas alguns dos treinadores portugueses que dirigiram times brasileiros.