Educação Santos

Orquidário Municipal inicia atividades de educação ambiental do mês de fevereiro

04/02/2022
Raimundo Rosa/Arquivo

O Núcleo de Educação Ambiental do Orquidário Municipal divulgou a programação das atividades do mês de fevereiro no parque. As dinâmicas são livres para participação de pessoas de todas as faixas etárias, mas tem como principal alvo o público infantil.

Realizadas há 32 anos pelo Núcleo, as atividades buscam conscientizar, em especial as crianças, sobre os cuidados com o planeta, organizando ações interativas, cursos, oficinas, visitas monitoradas no período noturno e até contação de histórias.

A programação acontece às quintas-feiras e aos finais de semana, de forma gratuita, dentro do Orquidário (Praça Washington s/nº – José Menino). É cobrada apenas a entrada do parque que custa R$8,00. Menores de 8 anos e maiores de 65 anos têm entrada gratuita. Crianças entre 8 e 12 anos, estudantes e professores pagam meia entrada com apresentação de documento.

O equipamento abre de quinta a segunda, das 9h às 18h. A bilheteria funciona até as 17h.

Programação

Quinta-feira – 15h

Contação da História “D22 no Planeta Água” no recanto do trovador, em forma de dedoches (fantoches usados apenas no dedo). No final da apresentação, as crianças também receberão dedoches para colorir e brincar.

Neste final de semana (5 e 6/2) – 10h às 12 horas (dividida em sessões de 20 minutos) – Oficina de Reutilização e Plantio, que  acontece no Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau). Serão confeccionados vasos em PET anti-dengue e  plantio de Panc (Planta Alimentícia não convencional). Ambos serão também levados pra casa.

Todos os finais de semana

10h às 13h – Diário Naturalista: visitantes recebem o diário e fazem observações e anotam sobre o que foi visto no solo, no Centro de Aprendizagem em Compostagem e Agricultura Urbana (Cacau).

14h às 17h – Confecção de confete com folhas secas no Recanto do Trovador, por conta do carnaval, podendo ser levado para casa ou feito para brincar no local. No mesmo lugar, acontecerá uma explicação sobre mudanças climáticas e será distribuído um gibi informativo e divertido sobre o tema, com algumas brincadeiras para que a criança também aprenda em casa.

Mais informações podem ser obtidas no Instagram @uea_orquidario.