Casa e Decoração

Ordem no escritório

16/05/2014
Ordem no escritório | Jornal da Orla
Com a atenção voltada para o que está fazendo, muita gente não repara nas condições do ambiente de trabalho, local que consome grande parte das horas do dia. Luz, posição da cadeira e até o ar condicionado podem ser o diferencial para a saúde do trabalhador. Se algo está ruim nesse ambiente, não é só a produtividade na empresa que pode ser prejudicada, o bem-estar e o corpo também sentem os impactos.”Um ambiente fora do padrão confortável demanda adequações de nossa fisiologia que podem causar sintomas e cansaço”, afirma o clínico geral Eduardo Finger. Entre os sintomas, dor de cabeça, dores musculares, mal-estar, irritação, estresse e, ao longo prazo, problemas de visão, ortopédicos e mesmo emocionais podem surgir.

Dicas para colocar o escritório em ordem e preservar a saúde

Posicione sua luz – O ambiente deve ser bem iluminado, mas sem ofuscar, para não atrapalhar o rendimento. Caso o funcionário queira ter uma luminária em sua mesa, nunca a posicione diretamente para o rosto, e sim para as superfícies de leitura.

Tipo de lâmpada- As lâmpadas frias e fluorescentes são as indicadas para ambientes laborais. “Alguns tipos de luz fluorescente estão em estudo inclusive para tentar regular o ciclo sono-vigília pela luz. A branco-azulada está relacionada à vigília e a branco-amarelada ao sono”, explica a fisioterapeuta Camila Montandon.

Cuidado com a janela – A luz natural é a ideal para o trabalho e o dia a dia, mas sentar-se de frente a essa iluminação é prejudicial, por causar ofuscamento. Alguns especialistas recomendam se posicionar de costas, outros lateralmente à janela. Muitas vezes a instalação de persianas horizontais ajuda a reduzir e uniformizar um pouco a luz.

Cadeira a postos – A altura da cadeira é fundamental, pois é ela que vai garantir a posição correta das mãos no teclado. Os pés devem ficar totalmente no chão, as costas retas e os braços apoiados confortavelmente. Evite se curvar para frente, provocando desgaste na coluna, e maior proximidade com o monitor.

Ajuste a tela do computador – Os ajustes precisam ser tanto na luz (o excesso pode levar ao cansaço das vistas) quanto na posição. O monitor deve estar um pouco abaixo do nível dos olhos, em um ângulo de cerca de 15 graus. Tanto a tela quanto o teclado devem estar na frente da pessoa, evitando rotações. A distância do monitor deve ser aproximadamente 50 cm dos olhos e o punho deve estar na mesma linha dos cotovelos, para evitar extensão do músculo.

Condicione seu ar – Providencie a higienização adequada do ar condicionado e mantenha um copo de água próximo à mesa, para ajudar a umidificar o ambiente. “Qualquer atividade que requer concentração visual nos faz piscar menos, e piscar é fundamental para a saúde dos olhos, pois regularizamos o filme lacrimal. Isso em um ambiente refrigerado e ressecado ajuda a aumentar a incidência do quadro de olho seco funcional”, explica o oftalmologista Ricardo de Almeida Neves, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).

Não fique horas parado – Sair um pouco da frente da tela do computador é importante também, até mesmo devido à redução do número de piscadas. O indicado é fazer pausas de 5 minutos a cada uma ou duas horas passadas diante do monitor.