Mundo Pet

Ômega 3 para cachorro: o que é e como dar?

05/01/2023
Depositphotos

O consumo de ômega 3 para cachorro é uma dúvida muito comum entre tutores. Mas saiba que muitos veterinários defendem os benefícios desta substância na saúde dos pets. Sobretudo, o consumo pode ter relação com a redução da obesidade e outras doenças em cães.

“O paciente obeso é um paciente inflamado. O consumo desta substância ajuda a reduzir consideravelmente essa inflamação. Além disso, ele é indicado para animais com artrose, por exemplo, como tratamento no controle da dor”, explica a médica veterinária da União Química, Juliana Cirillo.

A princípio, o ômega 3 é rico em ácidos graxos. Mas o organismo dos cães não produz este nutriente. Nesse sentido, a alimentação ou ingestão é uma das fontes para obtê-lo, segundo a médica veterinária.

“Uma dieta equilibrada, em tese, não requer suplementação. Mas, é preciso que os donos de pets estejam sempre atentos às necessidades desses parceiros. Pois, em alguns casos, determinados nutracêuticos podem trazer benefícios adicionais à saúde dos pets”, explica a especialista.

Benefícios do ômega 3 para cachorro

Auxilia na recuperação de lesões cutâneas;
Ameniza a coceira em animais com dermatites alérgicas;
Potencializa a recuperação de quadros inflamatórios em geral;
Controla a dor em animais com doenças osteoarticulares;
Contribui na proteção cardíaca e renal;
Mantém a musculatura;
Indicado na nutrição de animais diagnosticados com câncer.

De olho na alimentação natural

Além disso, outra observação importante é que mesmo animais que adotam alimentação natural, é essencial o acompanhamento de um nutricionista.

“O nutricionista vai indicar as proporções ideais de proteínas, lipídios e carboidratos, de forma individualizada e planejada. É muito comum casos em que os animais chegam debilitados por causa de uma alimentação pobre em nutrientes. A falta de vitamina D ou a carência de cálcio e outros minerais são comuns em animais que recebem uma dieta caseira feita sem a orientação profissional”, revela a veterinária.