Eventos Gastronomia

Oficina de culinária em Santos resgata receitas dos povos tradicionais

13/12/2022
Divulgação

A culinarista vegana Isis Appes ensinará receitas da gastronomia tradicional quilombola, indígena e caiçara do litoral de São Paulo em oficina que será realizada nesta quarta-feira (14/12), na horta comunitária Bons Frutos, localizada na Zona Noroeste, em Santos. O evento integra a programação da Semana de Economia Solidária, promovida pelo Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista (FESBS), e é uma contrapartida social do projeto “Salga, uma expedição alimentar litorânea”, contemplado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac).

O projeto consiste na produção de um documentário e criação de um site sobre o contato realizado pela culinarista com representantes de quilombos, aldeias e de redutos caiçaras com a finalidade de difundir as comidas típicas dessas populações tradicionais. A previsão é de que o filme seja lançado em março de 2023.

Isis pretende cozinhar os seguintes pratos durante a oficina: o qbeb, um doce à base de banana que é feito na aldeia Tapirema, de Peruíbe; o manapança, quitute preparado com mandioca, que é comum no quilombo Mandira, de Cananeia; e uma salada de banana verde, característica das famílias caiçaras da região da estrada Rio-Santos. Também será servido um pesto com produtos da horta comunitária, especialmente as plantas alimentícias não-convencionais, as chamadas PANCs, que são plantas, hortaliças, tubérculos e flores com elevado poder nutricional, mas que não costumam ser exploradas comercialmente.

As inscrições para a oficina são gratuitas, mas as vagas são limitadas, com prioridade para aqueles que chegarem primeiro à Horta Bons Frutos, situada na avenida Cel. Feliciano Narciso Bicudo, 434, no Jardim São Manoel.