Baixada Santista
Oficina cultural sobre cinema brasileiro tem inscrições abertas em São Vicente
16/09/2022A Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec) está com inscrições abertas para a oficina cultural “O Cinema Brasileiro e a Independência – Identidade e Representação” . As vagas são limitadas a 50 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/kZuvUspHTU2sxnPP6. Para participar, é preciso ter mais de 15 anos. A oficina é gratuita.
Com duração de quatro horas, a ação será no dia 23, das 14 às 18h, no Espaço Multicultural (Praça Vinte e Dois de Janeiro, s/n – Gonzaguinha).
Realização do Pontos Mis, a oficina será ministrada por Bruno Cucio, graduado em Cinema pela FAAP, mestre pelo departamento de artes da UNESP, sócio da Travessia Filmes e que atua desde 2009 em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público.
O intuito é promover a discussão sobre o tema, explorando a representação do momento histórico e a situação colonial que perpetua no subdesenvolvimento da indústria audiovisual no âmbito econômico do setor. Também será abordado o conceito de cinema independente nacional em relação aos grandes estúdios produtores e as propostas estéticas do Cinema Novo, Cinema Marginal e da atualidade, que buscaram representar a identidade do Brasil e de seu povo.
A proposta é dar ao iniciante no assunto conceitos básicos da linguagem audiovisual em perspectiva com as representações do momento histórico da independência do Brasil e dessa relação com Portugal. A partir daí, será aberta uma reflexão sobre o contexto político e econômico do cinema nacional para definir o conceito de cinema independente no Brasil e analisar as propostas estéticas nas últimas sete décadas.
Assim, o aluno terá a possibilidade de criar repertório através de aulas expositivas e debater as soluções que os artistas deste cinema brasileiro buscaram realizar em suas representações do País e do povo.