Santos

Obras do VLT bloqueiam novos trechos até o fim de agosto

30/07/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, vão interditar dois trechos importantes da Rua Amador Bueno a partir desta quinta-feira (1°). Os bloqueios, que se estenderão até o final de agosto, ocorrem entre a Praça dos Andradas e a Rua Frei Gaspar, e entre a Rua Martim Afonso e a Avenida Senador Feijó, conforme notificado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos no Diário Oficial.

Para atenuar o impacto no tráfego, a CET sugere que os motoristas utilizem a Avenida São Francisco como rota alternativa. O acesso local será permitido na Rua Frei Gaspar, entre a Avenida São Francisco e a Rua Amador Bueno, e na Rua Amador Bueno, entre a Rua Frei Gaspar e a Rua Riachuelo, operando em contrafluxo.

 VLT

A segunda linha do VLT, com 8 km de extensão e 12 estações, ligará o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo. O percurso inclui pontos de interesse público como o Mercado Municipal, Poupatempo, universidades, áreas comerciais e o Terminal Valongo.

Iniciadas em setembro de 2020 pela EMTU e executadas pela Alya Construtora, as obras estavam previstas para serem concluídas em julho deste ano. Em janeiro, cerca de 45,7% dos serviços ainda estavam pendentes. A EMTU informou que as obras estão em fase final no Centro, com testes previstos para este semestre e operação completa no primeiro semestre de 2025.

A fase inicial das obras envolveu infraestrutura complexa, incluindo drenagem, remanejamento de redes de água e esgoto, elétrica, escavação e instalação de dutos. A fase final inclui pavimentação, instalação de trilhos, reparos, acabamentos e instalação de pisos e vidros nas estações. A EMTU também destacou que outras obras de infraestrutura em ruas transversais, focadas em melhorias de drenagem, não afetarão os testes do VLT.