Santos

Obras do Parque Valongo devem começar no segundo semestre

16/05/2023
Obras do Parque Valongo devem começar no segundo semestre | Jornal da Orla

As obras para implantação do Parque Valongo, um amplo projeto de revitalização na área portuária próxima ao Centro Histórico, devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano. A previsão foi dada pelo prefeito de Santos, Rogério Santos, ao assinar um termo de compromisso com uma empresa chinesa, que vai viabilizar financeiramente os trabalhos.

O Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil — empresa arrendatária de uma área portuária, no Paquetá, foi assinado na terça desta segunda-feira (15), no próprio local onde será feita a revitalização.

Além do prefeito de Santos, o evento contou com as presenças do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França; do diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini; do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e do deputado estadual Caio França (PSB), entre outras autoridades.

Parque Valongo, um amplo projeto de revitalização na área portuária próxima ao Centro Histórico,

Parque Valongo, um amplo projeto de revitalização na área portuária próxima ao Centro Histórico

No valor de R$ 15 milhões, o Trimmc vai custear a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 previstos no Parque Valongo. Conforme o termo, as obras serão realizadas pela COFCO. A edificação será integrada ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais.  A previsão é de que a limpeza da área comece nesta semana. O acordo é uma medida compensatória pelos impactos da implantação de um terminal de grãos, o STS 11, no Paquetá.

Já o espaço entre os antigos armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024. Ainda durante o evento, realizado onde as obras serão realizadas, foi assinada a liberação para a construção de uma moderna passarela no local pela Autoridade Portuária de Santos (APS).

Audiências públicas

A Prefeitura de Santos realizará audiências públicas para ouvir sugestões e esclarecer dúvidas. A primeira está prevista para 31 de maio, às 19h, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS). Endereço: Rua Dr. Artur Assis, 47, Boqueirão.

“Desenvolvimento não é só pensar para frente, temos que preservar o que foi feito antes”, disse o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. “Tenho a convicção de que o Porto de Santos será um dos mais importantes do mundo, batendo recordes, mas sem deixar o trabalhador ou a história para trás. É preciso acreditar: com vontade política e união, as coisas saem do papel”.

“Esse projeto é um exemplo do comprometimento que a Cidade tem com a inovação”, salientou o prefeito de Santos, Rogério Santos. “Daqui a um ano, estaremos aqui festejando o que vai deixar de ser uma lenda urbana para se tornar mais um patrimônio para o Município”.

“Incentivar projetos que construam comunidades fortes faz parte da missão da companhia”, disse o vice-presidente e diretor-gerente da COFCO, Wang Yunchao. “Por isso temos orgulho em apoiar a criação deste novo parque, investindo em cultura e na revitalização do Armazém 4, mantendo viva a história e sendo mais uma opção de lazer para a população de Santos, além de incentivar a economia da Cidade com a geração de empregos”.

O promotor de Justiça Carlos Cabral Cabrera exaltou a união dos vários entes públicos em torno do projeto. “Representa a proteção de um patrimônio público. Não só alavanca economicamente a Cidade, mas promove o desenvolvimento sustentável”. Já o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, frisou que o empreendimento fará com que Santos entre numa nova fase. “A integração porto-cidade enfim está acontecendo”.

“Santos inovou e, lá atrás, criou uma lei municipal que prevê o aporte compensatório à Cidade por parte das empresas que queiram se instalar aqui. Este é um exemplo. Como todo grande projeto, o Parque Valongo representa um passo do tamanho da grandeza do Município”, disse o presidente da Comissão dos Portos e Aeroportos da Câmara Federal, o deputado Paulo Alexandre Barbosa. “Precisamos de projetos bem pensados, mas também é preciso que eles saiam do papel. Hoje estamos provando que isso é possível”, comentou o deputado estadual Caio França.

No início do mês, a Autoridade Portuária de Santos (APS) fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos. Trata-se do trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que contempla os armazéns 4, 5 e 6.

O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.