Educação Santos

Obras de nova escola na Zona Noroeste de Santos chegam a 57%

19/07/2023
Reprodução/Ecovias

Com previsão de entrega em novembro de 2023, a construção da nova escola na Zona Noroeste de Santos, José Carlos de Azevedo Júnior, já atingiu 57% dos serviços concluídos. A unidade municipal de ensino no bairro São Manoel faz parte das contrapartidas pela segunda fase das obras de remodelação da entrada de Santos, que estão sendo realizadas pela Ecovias.

Iniciados em janeiro deste ano, neste momento, as equipes trabalham nos serviços de lançamento da estrutura de concreto armado pré-moldado, que inclui cerca de 4 mil metros de estacas, lajes e escadas, além da finalização da torre da caixa d’água.

A escola na Zona Noroeste terá 2.831 m² de área construída, três pavimentos, 14 salas de aula, salas pedagógicas (artes, estudioteca, leitura, informática e brinquedoteca), administrativas, cozinha, refeitório com 120 lugares, pátio externo e interno (coberto), playground, lavanderia, sanitários, dois elevadores PNE e vestiários. Toda a estrutura será climatizada e com acessibilidade. O limite do investimento para construção é de R$ 10,5 milhões.

A nova unidade está sendo erguida na Praça Nicolau Geraigire, que fica próxima ao local onde atualmente funciona a escola. A Azevedo Júnior fará parte do maior complexo educacional público de Santos, que ainda incluirá a escola Flávio Cipriano Barbosa. No total, o equipamento terá 4.680,90 m² de área construída, e contemplará mais de mil alunos dos ensinos Infantil, Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, em tempo integral.

Contrapartidas

Além da escola José Carlos de Azevedo Júnior, as contrapartidas pelas obras da Nova Entrada de Santos, previstas no Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (TRIMMC) assinado junto à prefeitura, incluem uma unidade do restaurante Bom Prato na Zona Noroeste; o Centro de Atendimento ao Turista e de Comércio de Artesanato da Zona Noroeste; uma quadra poliesportiva no bairro Caruara, na Área Continental da cidade; o projeto executivo de uma outra escola no Jardim São Manoel; e mais 17 benfeitorias.

Os trabalhos da segunda fase da remodelação da entrada de Santos iniciaram em dezembro de 2021, com prazo de entrega em novembro de 2023. Com investimentos de R$ 346,2 milhões, nesta fase, a obra contempla um novo viaduto; a recuperação total da SP-148; ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro, além de um sistema de bombeamento de águas pluviais; e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63 da Via Anchieta.