Muitas pessoas não sabem, mas o Jornal da Orla foi um dos veículos pioneiros na internet brasileira e, indiscutivelmente, o primeiro portal de notícias a ser publicado na Baixada Santista.
A primeira versão foi ao ar em 1997, criada pelo saudoso jornalista Carlos Mauri Alexandrino. Naquele momento, além de pensar na estrutura de conteúdo, Mauri, que era um grande entusiasta de tecnologia, também codificou todo o portal.
De 1997 a 2023, muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo. Registramos em nosso portal inúmeros acontecimentos históricos marcantes, promovemos análises aprofundadas sobre a política regional e recebemos a visita de praticamente todos os políticos de destaque de nossa região.
Passamos por diversos prefeitos, governadores e presidentes. Neste período ocorreram os ataques às Torres Gêmeas em Nova York, a crise financeira global de 2008, a operação Lava Jato, o impeachment de Dilma, a pandemia de COVID-19. Muita coisa aconteceu.
E o nosso portal estava lá, disponível aos leitores 24 horas por dia e 7 dias por semana, de forma gratuita. Informação de qualidade, verificada e analisada. Uma fonte confiável de informação, um espaço onde a opinião pública pode se manifestar e ser ouvida, um ambiente propício para o debate e a reflexão.
O portal apresenta as principais notícias do dia, com ênfase nos assuntos regionais, por meio de textos, imagens e vídeos. Os assuntos estão organizados em seções/editorias, para que o internauta encontre com mais facilidade os temas de seu interesse.
O alcance do portal é bastante amplo, atingindo milhares de pessoas não apenas da região da Baixada Santista, mas também de outras localidades que buscam informações sobre a nossa região. O site pode ser acessado facilmente por computadores ou celulares.
Atualmente, o portal do Jornal da Orla é mantido pela empresa santista KBR TEC – Web & Software. A parceria entre o Jornal da Orla e a KBR é uma união de tradição e inovação, de comprometimento com a qualidade e com o avanço tecnológico.
“A KBR tem um enorme orgulho em desenvolver esse trabalho, contribuindo para a preservação do legado do jornal e para a construção de um futuro cada vez mais conectado e plural. Para celebrar os 50 anos do Jornal o Portal foi modernizado tanto em tecnologia como em design e o resultado do trabalho já pode ser conferido na internet. Que venham mais 50 anos de sucesso e de parceria entre o jornal e a KBR TEC, em prol da informação e do desenvolvimento da nossa região” – comenta Daniel Barreiros Alexandrino, diretor da KBR TEC – Web & Software.