Significados do Judaísmo

O simbolismo do Lulav e Etrog

06/10/2023
O simbolismo do Lulav e Etrog | Jornal da Orla

O ritual de abanar o lulav em Sukkot, é muito cheio de simbolismo e significado.
Pegamos ou mantemos o lulav e o etrog, também chamados de “as quatro espécies” (arba minim em hebraico). Somos ordenados a pegar esses quatro itens e usá-los para “nos alegrarmos diante de Adonai.”

As quatro espécies em questão são: um etrog (uma fruta cítrica semelhante a um limão nativo de Israel; um ramo de palmeira (em hebraico, lulav); dois ramos de salgueiro (aravot); e três ramos de murta (hadassim). Os ramos da palmeira, salgueiro e murta são unidos e referidos coletivamente como lulav, porque o ramo da palmeira é de longe a maior parte. O etrog é mantido separadamente. Com essas quatro espécies em mãos, recita-se uma bênção e acenamos elas em todas as seis direções (leste, sul, oeste, norte, para cima e para baixo), simbolizando o fato de que Deus está em toda parte.

Particularmente interessante e espiritual sobre esse ritual é que os místicos judeus acreditavam que o lulav com suas três espécies representa nosso corpo (olhos, boca e coluna vertebral) e etrog nosso coração. Se olharmos as diferentes plantas, poderemos ver isso – a palma da mão é como a espinha, a folha do salgueiro tem o formato da nossa boca e as folhas da murta têm o formato dos nossos olhos. Então, quando mantemos o lulav e o etrog juntos e os sacudimos nas seis direções enquanto rezamos a bênção – ou oramos a Deus – com todo o nosso ser (todo o nosso corpo) e reconhecemos que a Presença Divina existe por toda parte de nós.
Além disso, depois de toda essa introspecção e arrependimento durante os Yamim Hanoraim, de Rosh Hashaná e Yom Kipur (e o período intermediário), oferecemos a bênção e quaisquer outras orações ali na sukkah a Deus com uma alma pura, uma alma limpa de todas as suas transgressões. O ato de acenar ou sacudir o lulav se torna uma ajuda para aproximar a pessoa que oferece a bênção de Deus.

Também temos um ensinamento adorável sobre a composição das pessoas e da comunidade no que se refere ao lulav e etrog. Começa assim: o gosto representa a aprendizagem. O cheiro representa boas ações. O etrog tem gosto e cheiro. O lulav tem sabor, mas não fragrância. A murta tem cheiro, mas não tem sabor. E o salgueiro não tem nenhum. Cada um representa um tipo diferente de homem. Alguns têm tanto aprendizado quanto boas ações; alguns têm boas ações, mas não aprendem; alguns têm aprendizado, mas nenhuma boa ação, e outros não. A comunidade real é encontrada em todos esses tipos de pessoas unidas e reunidas sob o mesmo teto. Acho que há uma lição neste ensino sobre como aceitar todos os tipos de pessoas, já que todos formamos a comunidade do mundo.

Nesse sentido, o ritual de abanar o lulav é uma parte extremamente importante e bonita do feriado de Sukkot.

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