Conteúdo Patrocinado Esportes

O que foi a Copa Rio de 1951, considerado mundial pelos palmeirenses?

10/05/2022
Arquivo Nacional

Apesar de aval da Fifa, torcedores rivais não colocam o título como um mundial conquistado pelos palmeirenses

Bicampeão da Libertadores da América, o Palmeiras teve a oportunidade de disputar duas edições do Mundial de Clubes. No início de 2021, foi eliminado ainda nas semifinais, pelo Tigres, ao ser derrotado por 1 a 0. No início deste ano, chegou à final contra o Chelsea, mas também acabou perdendo, deste vez por 2 a 1.

Nas duas ocasiões, veículos de imprensa esportiva e de notícias em geral como o JornalEsportes.com precisaram enfrentar um diela: o Palmeiras tem ou não um mundial de clubes em sua história? A polêmica é antiga e sempre é enaltecida por torcedores rivais, de Santos, Flamengo, Corinthians e São Paulo, que não consideram a Copa Rio de 1951 como um mundial.

A competição é tratada pelo torcedor palestrino, alguns historiadores e pela diretoria do clube como um título mundial. O troféu está na galeria da equipe e é tratada como um dos principais torneios já conquistados na história do Palmeiras. Ainda assim, o título não é uma unanimidade entre os especialistas da bola, que sempre questionam se o Palestra tem de fato um mundial.

Antes da final contra o Chelsea, por exemplo, a Fifa relembrou a Copa Rio de 1951 e disse em um artigo que “Um campeonato mundial era sonhado e discutido há anos por alguns dos maiores artilheiros do futebol – entre eles Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous – e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo da FIFA”. Ou seja: a entidade máxima do futebol creditou a competição como sendo um legítimo mundial.

A importância da Copa Rio de 1951 está ligada ao fato de ter sido a primeira competição de futebol interclubes do mundo, tendo sido criada antes mesmo da Copa Intercontinental, que seria disputada a partir da década de 1960. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Esportes , com auxílio e autorização da FIFA , e recebeu esse nome por ser patrocinada pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

A Fifa declara que o Palmeiras detém o título da primeira competição mundial entre clubes da história desde uma aprovação feita por seu Comitê Executivo em 7 de junho de 2014. No entanto, não altera a nomenclatura nem unifica a competição com o atual Mundial de Clubes da FIFA, assim como a entidade também faz a Copa Intercontinental em seus relatórios.

A Copa Rio foi a primeira competição de clubes conhecida por ter abrangência intercontinental, incluindo clubes de mais de um continente, em sua primeira edição (1951) foi oficialmente chamada de Torneio Internacional de Clubes Campeões. A competição reuniu times do mundo inteiro, sobretudo daqueles países que disputaram a Copa do Mundo do ano anterior, no Brasil, como Itália, Espanha, Portugal, Áustria, Suíça e Iugoslávia.

Entre os clubes que disputaram a competição além do Palmeiras, estiveram presentes times como Vasco da Gama, Áustria Viena, Sporting (Portugal), Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Nice (França).

A final foi disputada entre Palmeiras e Juventus em duas partidas. Na primeira decisão, a equipe paulista venceu por 1 a 0. Na segunda partida, um empate por 2 a 2. Com esses resultados, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa Rio de 1951.

O artilheiro da competição foi Giampiero Boniperti , da Juventus, com seis gols, disputando todos os sete jogos do torneio. Em maio de 2007, a Revista Placar publicou uma entrevista com Boniperti na qual afirmava concordar com o reconhecimento da competição pela FIFA, dizendo que a competição era antecessora da Copa Intercontinental e dizendo que, para ele, era como uma Copa do Mundo.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.