Política

O PSDB é que está saindo de mim, diz Paulo Alexandre Barbosa

30/06/2023
Reprodução

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa dá sinais claros de que pode mudar de partido. “Eu nunca fiquei pulando de partido em partido. Tenho mais de 20 anos de vida pública e filiado a um único partido. Mas vejo alguns comportamentos e condutas que me decepcionam.

Então, aos poucos o PSDB vai saindo de mim, e não exatamente eu saindo do PSDB”, afirmou, ao participar do Debate na Redação, um programa do OrlaPlay — o canal do Jornal da Orla na internet.

Sistema falido
Paulo Alexandre avalia que o atual sistema partidário brasileiro é falido. “Não confio num sistema que tem 40 partidos políticos, foi feito para não funcionar. Tem muitos partidos criados para cumprir interesses que não são republicanos.

Para ele, o eleitor se preocupa mais com a conduta pessoal do político do que no partido ao qual ele está filiado. “O que eu tenho para oferecer ao meu eleitor é minha história, não meu partido político. O que eu fiz e deixei de fazer, meus erros e acertos”, argumenta. “Quero terminar meu mandato com um rol de entregas para mostrar ao eleitor que valeu a pena ele confiar em mim”.

Convites
Pela atual legislação eleitoral, políticos em mandatos legislativos só podem mudar de partido na chamada “janela partidária”, caso contrário podem perder o mandato. Essa janela só será aberta em 2026, mas as negociações já estão a pleno vapor.

Reconhecido como grande liderança política regional, Paulo Alexandre Barbosa é cortejado por partidos com grande representatividade como Republicanos e PDS.

O governador Tarcísio de Freitas já o convidou em ao menos três oportunidades para ele ingressar na legenda e o presidente nacional do PDS, Gilberto Kassab, também já acenou que estende um tapete vermelho para o Barbosa migrar para sua legenda.

Em defesa da cannabis medicinal

Combater o preconceito e viabilizar mais investimentos em pesquisas científicas sobre o uso da cannabis medicinal estão entre os principais objetivos da frente parlamentar instalada na Assembleia Legislativa, que realizou sua primeira audiência na quarta-feira (28).

“A experiência de associações, empresas e startups que estão envolvidas e possuem conhecimento em cada etapa desse processo é essencial para que possamos vislumbrar possíveis caminhos para ampliação do fornecimento da cannabis pelo SUS Paulista”, destacou o coordenador da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial, o deputado estadual Caio França (PSB), que também é autor do projeto que inclui a cannabis medicinal no SUS do estado de São Paulo.

Ele destaca que a cannabis medicinal tem proporcionado excelentes resultados em tratamentos de síndromes de Dravet, Lennox Gastaut, esclerose tuberosa, dor crônica, autismo e epilepsia refratária.

PISTA – O vereador Paulo Miyasiro (REPUBLICANOS) sugere a construção de uma pista de corrida na orla para corredores e pessoas que usam cadeira de rodas, para que não precisem usar a ciclovia.

GUARUJÁ – O jornalista Cláudio Fernando, proprietário da Ilha do Sol TV, lançou sua pré-candidatura a prefeito de Guarujá pelo NOVO. Em 2018, ele foi candidato a governador.

CENSO – A prefeita de Praia Grande, Rachel Chini, comemorou os resultados do Censo do IBGE, que apontou um crescimento de 33,5% da população da cidade em 12 anos (de 262.051 para 349.935 habitantes). “A Cidade oferece oportunidades de crescimento para as pessoas, empreendedores e também investidores. Esse cenário atual só é possível graças ao trabalho planejado e executado ao longo de décadas”, disse.

REFIS – O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, promove neste sábado (1º) um Super Plantão de Renegociação de dívidas municipais. O Refis prevê descontos de até 90% e parcelamento em até 120 vezes.