Significados do Judaísmo

O Legado de Chaim Topol

15/03/2023
O Legado de Chaim Topol | Jornal da Orla

A visão de Tevye, o leiteiro, balançando a parte superior do corpo e pisando forte e cantando- “If I were a rich man, yubby dibby dibby dibby dibby dibby dibby dum / All day long I’d biddy biddy bum / If I were a wealthy man … ” – é uma das mais indeléveis de toda a história do teatro e do cinema. É para sempre associado ao irreprimível ator israelense Chaim Topol, que morreu, há poucos dias, aos 87 anos.

Chaim Topol (em hebraico: חיים טופול) de setembro de 1935 – 8 de março de 2023), também escrito Haym Topol, conhecido simplesmente como Topol, foi um ator, cantor e ilustrador israelense. Ele é mais conhecido por sua interpretação de Tevye, o papel principal no musical Fiddler on the Roof (O Violinista no Telhado) e na adaptação cinematográfica de 1971, desempenhando esse papel mais de 3.500 vezes de 1967 a 2009.

Chaim Topol nasceu em Tel Aviv, no que era então o Mandato Britânico (atual Israel). Seu pai, Jacob Topol, nasceu na Rússia e no início da década de 1930 imigrou para Eretz, onde trabalhou como estucador; ele também serviu na organização paramilitar Haganah. Sua mãe Imrela “Rel” Topol era costureira.

Topol exibiu carisma e talento como ator no jardim de infância.
“Meu professor me escolheu na classe para liderar as cerimônias de todos os feriados como Lag Ba’omer e Tu Bishvat. Eu já cantava e atuava, mas não sabia que era algo especial, era o que todas as crianças faziam”, diz o artista.

“Aconteceu mais e mais vezes à medida que envelhecia. No primeiro dia do ensino médio, a professora me disse: ‘OK, você vai fazer esse papel na nossa peça’.”

A experiência provou ser útil quando Topol começou seu serviço militar na Brigada Nahal em 1953. Escolhido para participar de um curso de comandantes, um oficial de educação percebeu sua atuação e anotou seu nome.

Nos dois anos e meio seguintes, Topol viajou pelo país com a trupe – tornando-se seu comandante – com sua futura esposa Galia como uma de suas performers.
Nos dias pré-televisão do jovem país, a trupe de entretenimento Nahal era o programa de variedades mais popular do mundo e o criador de uma marca de entretenimento israelense caprichoso, mas patriótico, que logo se ramificaria no cinema e na TV.

“Nós realmente aparecemos em todos os lugares e, embora não houvesse mídia eletrônica de massa, nos tornamos muito conhecidos”, diz Chaim Topol. “Todo homem ia para o miluim [serviço de reserva], geralmente mais de uma vez por ano, e eles nos viam em lugares muito estranhos – fosse no deserto ou em condições miseráveis na Galileia. Acho que havia muita gratidão subconsciente conosco por vir a esses lugares e dançar, cantar e fazê-los sorrir”.

Seu primeiro grande avanço foi o papel principal no filme israelense de sucesso de 1964, Sallah Shabati, sobre as dificuldades dos imigrantes do Oriente Médio em Israel. O filme fez história como o primeiro filme israelense a receber uma indicação ao Oscar e também deu a Topol seu primeiro Globo de Ouro.

“Não foi o primeiro filme sobre sefarditas, mas foi o primeiro filme israelense a ser indicado ao Oscar”, diz Topol com orgulho.
O papel o ajudou a conseguir um papel subsequente em seu primeiro longa-metragem internacional em inglês, no qual Topol atuou ao lado de Frank Sinatra, Kirk Douglas, John Wayne e Yul Brynner.

A capacidade de Topol de retratar um personagem décadas mais velho que ele também provou ser a arma secreta quando o papel de sua vida chegou no musical “Fiddler on the Roof”, no qual ele interpretou o protagonista leiteiro, Tevye, um pai judeu tentando manter as tradições culturais de sua família, apesar da turbulência que assolava seu shtetl russo.

Com sua voz rica, humor folclórico e presença de palco dominante, Tevye de Topol, dirigindo sua charrete puxada por cavalos e entregando leite, manteiga e ovos para os ricos, tornou-se um herói popular em Israel e em todo o mundo.

Depois de anos interpretando Tevye no palco em Londres e na Broadway, ele conseguiu o papel principal na versão cinematográfica dirigida por Norman Jewison em 1971, ganhando o Globo de Ouro de ator principal e sendo indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Em entrevista à Associated Press de sua casa em Tel Aviv em 2015, por ocasião da aceitação do prêmio de Israel pelo conjunto da obra, Topol traçou sua ascensão meteórica de um começo modesto à fama mundial.

“Não fui criado em Hollywood. Fui criado em um kibutz”, disse ele. “Às vezes fico surpreso quando vou para a China para Tóquio, França ou qualquer lugar e o funcionário da imigração diz ‘Topol, Topol, você é Topol?

Topol também estrelou em mais de 30 outros filmes, incluindo o papel principal em “Galileo”, Dr. Hans Zarkov em “Flash Gordon” e o aliado de James Bond, Milos Columbo, em “For Your Eyes Only”, ao lado de Roger Moore.

Em 1967, Topol fundou a Variety Israel, uma organização que atende crianças com necessidades especiais. Ele também foi cofundador e presidente do conselho da Jordan River Village, uma acampamento de férias para crianças árabes e judias com doenças graves, inaugurada em 2012. O projeto é operado quase inteiramente por voluntários. Topol o descreveu como o projeto ao qual ele estava “mais conectado”.

Esqueçamos por um momento o fato de que ele foi a exportação mais famosa de Israel desde a laranja de Jaffa – o primeiro artista sabra que a maior parte do mundo já viu, graças à sua representação icônica de Tevye nas versões teatral e cinematográfica de Fiddler on the Roof. Mais significativo ainda, em uma era de shows de competição musical padronizados e uniformidade universal que está sugando cada vez mais qualquer diversidade étnica da paleta de entretenimento de Israel, Topol foi uma prova de algo exclusivamente israelense. Sua visão, seu ritmo, até mesmo seu inglês perfeito – são derivados do mesmo DNA que alimentou uma geração de israelenses que construíram o país e decidiram como ele seria, soaria e sentiria.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.