Significados do Judaísmo

O Holocausto nas comunidades Sefarditas

16/06/2022
O Holocausto nas comunidades Sefarditas | Jornal da Orla

A educação sobre o Holocausto não pode ignorar as comunidades judaicas menores que lutaram igualmente e foram dizimadas pelos horrores da perseguição

O Holocausto – uma das maiores tragédias da história judaica – tornou-se compreensivelmente um símbolo Ashquenazi. Mas ao definir o Holocausto como uma “tragédia Ashquenazi”, corremos o risco de esquecer as vítimas sefarditas e do Oriente Médio, ou a definição abrangente de antissemitismo.

Esses judeus, que podem ser rastreados até seus ancestrais na Espanha antes da expulsão judaica em 1492, viveram felizes no sudeste da Europa por séculos, com suas próprias culturas e tradições.

Na verdade, a carnificina nazista também eliminou os grandes centros populacionais europeus de judeus sefarditas (ou judaico-espanhóis) e levou ao desaparecimento quase completo de sua língua e tradições únicas (ladino).

Embora a destruição dos judeus ashquenazes tenha diminuído o impacto do Holocausto sobre os sefarditas, as comunidades judaicas sefarditas da França e Holanda no Noroeste até a Iugoslávia e a Grécia no Sudeste por pouco não desapareceram.

Centros importantes de sefaradim, como Salonica, Iugoslávia, Rhodes e as antigas ilhas dos Habsburgos – compartilharam o mesmo destino de seus irmãos ashquenazim.

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, a comunidade sefardita europeia estava concentrada nos países balcânicos.

Seus principais centros estavam em Salonica, Sarajevo, Belgrado e Sofia. A experiência dessas comunidades durante a guerra variou muito e dependeu do tipo de regime sob o qual elas estavam.

Por exemplo, desde 1919, a Iugoslávia consistia em um centro de países, incluindo Sérvia, Montenegro, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Macedônia. Dentro de toda a Iugoslávia havia cerca de 80.000 judeus. Assim que Hitler assumiu o poder, a fim de tentar apaziguar os alemães, a Iugoslávia aprovou duas leis antijudaicas em outubro de 1940. Quando a Alemanha invadiu o país, dividiu a Iugoslávia entre seus aliados, mantendo a Sérvia para si, incluindo os 16.000 judeus que lá viviam. Como nos outros países, os nazistas imediatamente começaram a implementar políticas discriminatórias antijudaicas. De 1941 a 1942, a maioria dos judeus da Sérvia foi assassinada por execuções em massa, caminhões de gás e fome. Apenas 1.500 judeus sérvios sobreviveram.

Na Croácia, os judeus foram perseguidos como parte de um genocídio geral de estrangeiros. Grande parte dos judeus foi deportada para Auschwitz e outros campos de concentração na Europa Oriental. Alguns escaparam para a zona italiana da Iugoslávia e alguns foram resgatados por aqueles mais tarde designados como Justos entre as Nações.

O governo da Bulgária seguiu as recomendações alemãs e em 1943 deportou a maioria dos judeus da Macedônia para Treblinka, onde foram assassinados. Dos 8.000 judeus macedônios, menos de 1.000 sobreviveram.

Os judeus que viviam em Montenegro, porém, puderam contar uma história diferente de outros judeus iugoslavos porque os italianos que os ocuparam decidiram salvá-los dos alemães. Cerca de 5.000 judeus em Montenegro foram salvos pelos italianos.

A história dos judeus gregos é fascinante, tanto em suas vidas pré-guerra quanto em como eles passaram pela Segunda Guerra Mundial e pelo Holocausto. Depois de 1492, quando os judeus foram expulsos da Espanha, aproximadamente 20.000 exilados judeus que falavam ladino formaram o núcleo de uma colônia central em Salonica, tornando-se um polo de estudos da Torá e de sabedoria mística.

Mas a década de 1930 marcou um aumento das tendências nacionalistas na Grécia, acompanhada de propaganda antissemita na imprensa. Muitos judeus emigraram, mas isso não diminuiu de maneira significativa a influência dos judeus em Salonica. Havia doze escolas judaicas, uma orquestra judaica e muitos eventos eram celebrados em parques públicos da cidade.

A Grécia sofreu a ocupação do Eixo em abril de 1941 e foi dividida entre Alemanha, Itália e Bulgária. Em 1943, depois que a Alemanha conquistou todas as terras italianas, os nazistas começaram a destruição dos judeus gregos, começando em Salonica. Em março de 1944, judeus que viviam em Atenas foram presos e deportados pela Wehrmacht e pela polícia grega, para campos de extermínio na Polônia.
Judeus de Corfu e Rhodes também foram presos e deportados em 1944.

No entanto, muitos judeus foram escondidos pelos cristãos e sobreviveram às deportações. Em última análise, dos 77.000 judeus gregos, 60.000 foram assassinados durante o Holocausto. Muitos judeus gregos participaram da revolta em Auschwitz-Birkenau em outubro de 1944, enquanto outros ajudaram a explodir o crematório no campo de extermínio.

Os judeus da Bulgária estavam sob o domínio de um aliado nazista que os submeteu a uma ruinosa legislação antijudaica, mas que acabou cedendo à pressão de parlamentares, clérigos e intelectuais búlgaros para não os deportar. Mais de 50.000 judeus búlgaros foram assim salvos.

Em 1938, o fascista Mussolini implementou leis antijudaicas contra os judeus líbios. Mais tarde, Mussolini enviou cerca de 5.000 de seus cidadãos para campos de concentração, onde centenas morreram de fome e doenças.

Argélia, Marrocos e Tunísia eram colônias do regime de Vichy que caiu nas mãos dos nazistas na década de 1940. Durante esse tempo, o governo controlado pelos alemães de Vichy estabeleceu leis antijudaicas para seus aproximadamente 415.000 habitantes judeus.

De acordo com SephardicGen.com, os nazistas não pretendiam deixar os judeus do norte da África em paz. O alto comissário nomeado por Vichy, planejava estabelecer campos de concentração de estilo europeu no norte da África. Seus esforços foram frustrados quando os aliados começaram a libertar a região em 1942.

Enfim, a educação sobre o Holocausto não pode ignorar as comunidades judaicas menores que lutaram igualmente e, em alguns casos, foram igualmente dizimadas pelos horrores da perseguição, deportação e morte.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.