O brasileiro tem três paixões: futebol, mulher e automóveis. Não necessariamente nessa ordem. E não existe um brasileiro sequer que não sonhe em ter um carro melhor, maior ou mesmo o carro dos seus sonhos. E desde que o segmento dos SUV, os utilitários esportivos, chegou ao Brasil, esse tipo de carro se tornou o sonho de consumo de muitos. Eles chamam atenção pelo tamanho, bom espaço interno, porta malas grande e principalmente pela sensação de segurança. Por quê? Em função da sua altura, por passar aquela impressão de imponência e principalmente pelo status que esse tipo de automóvel proporciona.
É fácil perceber esse comentário sempre que um nosso modelo de SUV é lançado, a procura nas concessionárias aumenta, sempre tem aquele que quer ser o primeiro no condomínio a ter, o primeiro no clube etc. Fato é que esse segmento já é o mais vendido no Brasil e representa mais de 29% do mercado de automóveis de passeio. E um dos grandes responsáveis por esse crescimento é o Jeep Renegade, que em 2021 emplacou 40.607 unidades, muito à frente do segundo colocado, o Hyundai Creta, com 33.493 veículos, uma vantagem de 21%. É um número tão expressivo que é suficiente para colocá-lo como o quinto veículo mais vendido do país neste ano, atrás apenas de Fiat Strada, Hyundai HB20, Fiat Argo e Chevrolet Onix. Ou seja, ou os concorrentes desse segmento comecem a colocar novidades atrativas no mercado, ou então, se curvem aqueles que podem mais.
Curiosidade sobre os automóveis
Na China, o trânsito supera a imaginação. O maior engarrafamento conhecido aconteceu numa estrada chinesa: o trânsito ficou parado por um mês.
Henrique Santos Dumont, irmão do Alberto, foi quem trouxe o primeiro automóvel para o Brasil, em 1893. Um Daimler movido a vapor.
Mais da metade do petróleo produzido no mundo todo é consumido por carros.
…
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.