Política

Cara a cara – Neste domingo, o primeiro debate entre os dois candidatos

14/10/2022
Ricardo Stuckert e Agência Brasil

O primeiro debate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e seu opositor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que acontece neste domingo (16), é aguardado com grande expectativa, principalmente em razão do clima beligerante registrado neste segundo turno.

O evento é promovido por um pool de veículos de comunicação e terá transmissão ao vivo, a partir das 20 horas, na Band e TV Cultura, podendo ser acompanhado, ainda, pelo portal UOL e pelo site da Folha de S.Paulo.

Será a primeira vez que os dois candidatos, que polarizaram a campanha, estarão frente a frente. A previsão é de um debate com um nível de agressividade jamais visto em uma campanha eleitoral por conta das sucessivas trocas de acusações registradas nos últimos dias.

A disputa desandou para baixaria. O programa de Bolsonaro afirmou que a maioria dos presidiários apoia Lula, cuja campanha respondeu, na sexta-feira, na mesma moeda, indicando criminosos que estariam com o presidente.

Denúncias envolvendo satanismo e canibalismo também foram formuladas nas propagandas de rádio e televisão elevando a tensão eleitoral.

Política e religião

 No último dia 12, data em que os católicos homenageiam Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, bolsonaristas radicais tumultuaram a celebração em Aparecida, agredindo jornalistas. Alguns foram vistos bebendo cerveja dentro do santuário, o que provocou grande polêmica e levou 400 padres e 10 bispos a divulgar um manifesto acusando apoiadores do presidente de “profanar o templo”.

Pesquisas

Duas pesquisas divulgadas na sexta-feira (14) apresentam números idênticos quando são considerados apenas os votos válidos (que excluem brancos e nulos): tanto o Datafolha como o Ipespe mostram Lula com 53% e Bolsonaro com 47% das intenções de voto.

Em resumo, as pesquisas indicam um ligeiro favoritismo do candidato do PT, mas a eleição segue em aberto. Com uma disputa bastante polarizada e marcada por constantes troca de acusações, o debate deste domingo é aguardado com muita expectativa.

O bicho vai pegar?