Política Santos

Novo presidente da Câmara de Santos, Cacá Teixeira garante independência

03/11/2022
Divulgação

Fortalecer a independência do Poder Legislativo santista e ajudar a agilizar os trabalhos dos vereadores estão entre as metas do novo presidente da Câmara, Cacá Teixeira (PSDB). Ele foi eleito em chapa única, por 17 votos favoráveis e 4 contra, na terça-feira (1º).

Também foram eleitos para integrar a Mesa Diretora da Câmara no biênio 2023-2024 os vereadores Roberto Teixeira, (Republicanos), 1º vice-presidente; Francisco Nogueira (PT), 2º vice-presidente; Lincoln Reis (PL) 1º secretário; e João Neri (PSD) 2º secretário.

No processo eleitoral interno do Legislativo santista, os vereadores se dividiram em dois grupos, um liderado por Cacá Teixeira, com 12 vereadores; e outro por Ademir Pestana, também do PSDB, com oito. Desde o início, a vereadora Débora Camilo (PSOL) já havia avisado de que não apoiaria nenhum dos grupos.

Nos debates internos entre os vereadores, a candidatura de Cacá demonstrou mais vitalidade e o grupo rival acabou se esvaziando, inclusive com a migração de seu líder, Ademir Pestana.
Votaram contra a chapa única os vereadores Benedito Furtado (PSB), Débora Camilo (PSOL), Rui de Rosis (União) e Sergio Santana (PL).

Independência do Legislativo
Apesar de ser do mesmo partido do prefeito e atuar com líder do governo na Câmara até o fim deste ano, Cacá Teixeira garante que irá preservar a independência do Poder Legislativo. “O governo tem maioria, mas o espírito é de sempre colaborar, inclusive apontando eventuais falhas ou sugerindo onde é possível melhorar”.

Cacá explica que em sua gestão vai buscar aperfeiçoar a estrutura da Câmara, para ajudar o trabalho dos vereadores, além de estreitar ainda mais os laços com a comunidade.

Vereador em terceiro mandato, Cacá foi vice-prefeito na gestão de João Paulo Tavares Papa e secretário de Desenvolvimento Social e de Gestão nos governos Papa e Paulo Alexandre. Atualmente, é vice-provedor da Santa Casa de Santos.