Teatro

Nova peça do Projeto Tam Tam fala sobre a importância do cuidado

21/06/2023
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Os ensaios para o espetáculo ‘Unir-Versos – A Linguagem dos Sentidos’, do Projeto Tam Tam, estão a todo vapor. Faltando pouco mais de um mês para a estreia, o grupo apresentará ao público uma montagem, criada em conjunto pelo elenco, que traz uma reflexão sobre a necessidade de se cuidar das pessoas e do planeta. As apresentações gratuitas acontecem nos dias 25 e 26 de julho, no Teatro Municipal de Santos.

Com 50 pessoas em cena, entre 7 e 60 anos, o elenco é formado por pessoas com e sem deficiência, que recebem auxílio financeiro da Prefeitura de Santos.

“A arte é um trabalho muito possível para a inclusão destas pessoas. O processo de ensaio é muito rico, refazendo cenas muitas vezes até dar certo. Isso, para uma pessoa com deficiência intelectual, é um exercício de concentração, de resignação e de se perceber como um ser fazedor. O espetáculo tem esses desafios por trás”, explica a coordenadora do Projeto Tam Tam, a educadora e bailarina Claudia Alonso.

“Esse é um espetáculo autoral. Eu quero ouvir cada um e trazer as suas peculiaridades, a sua linguagem e ter isso presente. Eles são protagonistas na criação e eu os provoco a se descobrirem a se encantarem com eles mesmos”, afirma o diretor Renato Di Renzo.

A apresentação é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência nos dias do evento. O endereço do Teatro Municipal é Avenida Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.