Meio Ambiente

Exposição em Santos destaca a importância da água para a vida no planeta

13/12/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A exposição “Água como primeiro direito à vida” marcará os 23 anos da ong Amigos da Água nesta quinta-feira (15/12). A mostra poderá ser visitada gratuitamente no Palácio Saturnino de Brito (Av. São Francisco, 128), sede da Sabesp Santos, das 10h às 15h. Haverá ainda palestra, apresentação artística e a leitura de um manifesto que será enviado à Organização das Nações Unidas.

Durante a abertura, às 10h, João Tavares Neto se apresenta com voz e violão, interpretando canções sobre a água. Às 10h15, o climatologista Rodolfo Bonafim ministra palestra a respeito da importância do recurso natural, que tem sua potabilidade cada vez mais escassa. Ambos os profissionais fazem parte da ong Amigos da Água.

O momento mais esperado do evento, que também é alusivo ao Dia dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, é a leitura de um manifesto pedindo a alteração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, mudando para artigo 1º o ‘Direito à Vida’, que atualmente é o artigo 3º: “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. O documento deverá ser protocolado na ONU, junto com um vídeo do momento.

Mais de 15 artistas entre escritores, escultores, fotógrafos, pintores e poetas participarão da exposição, que também contará com trabalhos de artesanato em cerâmica e botânica. Entre os profissionais confirmados estão Leila Correa de Souza, Dionísio Santos, Carlos Delphim da Gama Neto, Mirtes Moraes, Miguel Escandon, Alex Ferraz, Carlos Nogueira, entre outros.

A exposição ainda contará com um painel do coletivo A Fase!, que estampa o rosto do engenheiro Saturnino de Brito, patrono da Engenharia Sanitária do Brasil, junto ao ano de 1907, marcado pelo início do projeto de construção dos canais de drenagem das águas pluviais de Santos. Assinado por Edgard Vieira, o mural deve permanecer exposto no saguão do Palácio até o próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água.

A exposição é uma iniciativa da ong Amigos da Água com apoio da Prefeitura de Santos, Sabesp e Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente.