Santos

Nova escola, em Santos, tem 75% dos serviços finalizados

26/09/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

A nova escola municipal UME Azevedo Júnior, em Santos, já está na última fase de construção. A nova escola integra o maior complexo educacional público de Santos, em implantação no São Manoel, em Santos. Já foram concluídos 75% dos serviços e a previsão é de que o edifício seja entregue em fevereiro de 2024.

Paralelamente são feitos os testes das cores para pintura da escola, e no próximo mês começa a instalação dos brises de alumínio, dispositivo arquitetônico utilizado para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores de um edifício, e a consequente manifestação de calor excessivo. A Siedi é responsável pela fiscalização da obra e pelo projeto estrutural. A execução da ficou a cargo da Ecovias.

A construção da nova UME Azevedo Júnior é mais uma obra da Prefeitura de Santos em parceria com a iniciativa privada. Com recursos no valor de R$ 12.590.036,79, trata-se de uma contrapartida da Ecovias pelas obras na Entrada da Cidade.

A nova Azevedo Júnior tem 2.832m² de área construída, distribuídos por três pavimentos. Contará com 14 salas de aula, salas pedagógicas, salas administrativas, cozinha, refeitório com 120 lugares, pátio externo e interno (coberto), playground e quadra poliesportiva. Tudo climatizado e com acessibilidade.

A nova escola está sendo construída com o sistema de estrutura pré-moldada. Os pilares, as vigas e as lajes foram confeccionados em fábrica e chegaram no canteiro de obras prontos para a montagem da superestrutura.

A montagem foi feita com a ajuda de guindastes que subiram as peças para o encaixe. A obra conta com todos os pavimentos e com paredes estruturais nas duas laterais. O restante das paredes foi executado no método tradicional de alvenaria, com blocos assentados com massa de cimento, areia e cal.