Especiais

Nossa Senhora Aparecida: Conheça algumas curiosidades da padroeira do Brasil

12/10/2022
Gustavo Cabral/A12

Dia 12 de outubro, comemora-se o dia da padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida.

A imagem da padroeira apareceu para três pescadores em Guaratinguetá, encurtando um pouco a história, os habitantes estavam homenageando Pedro de Almeida, o então governador das províncias de São Paulo e Minas de Ouro, que estava de passagem pela cidade. Os munícipes decidiram oferecer alguns peixes ao governador (apesar de não ser temporada de pesca) foi aí que os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso rezaram para Virgem Maria e pediram ajuda divina na busca dos peixes.

O primeiro milagre

Após um longo dia de pesca sem resultados, João jogou sua rede e, ao invés de peixes, puxou parte da imagem da Virgem Maria, mas sem a cabeça. Jogou mais uma vez e pescou a cabeça da imagem, enrolada em um pano.

Assim que as duas partes da imagem foram colocadas no barco, ela ficou tão pesada que era impossível movê-la. A partir daí, os pescadores tiveram tanto sucesso que precisaram retornar ao porto para não afundarem. Esse foi o primeiro milagre da santa.

A imagem não foi achada dia 12

A história registrada tanto no arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida quanto no da Companhia de Jesus, em Roma, não apresenta uma exatidão do dia em que a santa foi encontrada, apenas se diz que foi na segunda quinzena de outubro. O dia 12 foi escolhido por uma aproximação à data de visita de Pedro de Almeida, sendo escolhido apenas em 1953.

Antes disso, as festas de Nossa Senhora eram no dia 8 de dezembro já que se trata de uma imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (uma representação da Virgem Maria sem qualquer tipo de pecado), a festa também já foi no dia 7 de setembro, já que a santa é padroeira do Brasil.

Manto e Coroa

A coroa de Nossa Senhora é um presente da própria Princesa Isabel, assim como o manto. Em 1868, durante as comemorações de 8 de dezembro, a princesa Isabel visitou a basílica onde estava a santa e fez uma promessa. Vinte anos depois, em 1888, a princesa retornou e como pagamento da promessa ofertou à santa uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, assim como o manto azul ornamentado.

Entretanto o manto nem sempre foi azul, estudos mostram que antes do presente da Princesa, o manto era branco e vermelho em referência à Imaculada Conceição.

Imagem original

Você sabia que a imagem que hoje está na “Basílica Velha”, lá em Aparecida, é a mesma que foi achada por João, Domingos e Filipe? O Santuário Nacional de Aparecida garante que é a verdadeira. Hoje ela fica exposta a 4 metros do chão, protegida por um vidro à prova de balas e só sai do lugar onde está uma vez por ano ou quando um papa vem visitá-la.

No passado, a imagem já foi atacada e quebrada em mais de 200 pedaços. Em 1978, um jovem conseguiu retirar a santa do nicho e a arremessou contra o chão, fazendo a imagem se quebrar. O restauro foi feito pela artista Maria Helena Chartuni e demorou 33 dias para ser realizado.

Rainha do Brasil e Generalíssima do Exército

Em 1930, o Papa Pio XI coroou Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil, reforçando a coroação por decreto da Santa Sé do Papa anterior, Pio X.

Em 1967, a santa recebeu um título completamente civil à pedido dos militares de Belo Horizonte. Após uma carta escrita em 65, cuja assinatura foi protelada pelo governo do Marechal Castelo Branco, que só foi assinada pelo presidente Marechal Costa e Silva em 1967, Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de Generalíssima do Exército Brasileiro.

O ato ocorreu durante as comemorações dos 250 anos da imagem, na capital espiritual do país: Aparecida. Além da titulação, também houve a entrega da primeira Rosa de Ouro, título oferecido pelo Papa Paulo VI que simboliza a estima e afeição pela lealdade da cidade à Santa Sé. Outras duas Rosas foram entregues à Basílica de Aparecida, uma pelo Papa Bento XVI e a outra pelo Papa Francisco, em comemoração aos 300 anos da imagem em 2017.