Baixada Santista

Nível do Rio Ribeira sobe, deixa moradores desalojados

11/10/2023
Dione Aguiar

Gabriela Martinez

O nível da água do Rio Ribeira de Iguape subiu acima do normal por decorrência do volume da chuva que atingiu a região nesses últimos dias. A Defesa civil e os moradores do município estão em alerta em Eldorado e Registro. Por conta da da cheia do Rio, as entradas foram interditadas, as aulas suspensas e os moradores tiveram que deixar suas residências.

Por nota, a Prefeitura de Eldorado, em meio da Defesa Civil, afirmou que o nível do Rio Ribeira de Iguape, na última medição, encontrava-se em5,87 metros, apresentando tendência de baixa.

Há uma normalização nesse cenário de risco, e de acordo com a Prefeitura, é por resultado da ausência de chuvas nas últimas horas e da redução de acumulados de precipitação da região. Nesse período de cheia, nenhum prédio público ou residência foi atingido.

No entanto, a administração assumiu que algumas famílias da região foram desalojadas. Quatro famílias optaram por levar seus pertences para casas de familiares, enquanto outras quatro assinaram termo de recusa de suporte, permanecendo em suas residências.

Em Registro, algumas das áreas rurais foram atingidas e as estradas foram interditadas por decorrência da chuva do Rio. O coordenador de Defesa Civil da cidade, Rafael Morais, explicou que duas escolas tiveram aulas suspensas.

“A estrada não estava em condições de tráfego e achamos melhor suspender esses dois dias de aulas para não ter problema. O acesso à escola é por estradas rurais que margeiam o Rio Ribeira”, comentou.

De acordo com Morais, a previsão de volume para os próximos dias é bem alta. “Hoje temos uma máxima de 3,90 metros. Todo cuidado é bom. Nesse momento, estamos com as equipes preparadas”.

Já a Prefeitura de Registro, por meio da Defesa Civil, divulgou que  o volume de chuvas é monitorado desde o último sábado (7). O volume do rio está 3,87 metros acima da média, subindo 1 centímetro por hora.

Até o momento presente, de acordo com a administração municipal, nenhuma família teve necessidade ser retirada de seu lar. Mas em virtude das cheias,  duas estradas rurais foram interditadas. A RGT-030 registrou alagamento entre os bairros Guaviruva e o Limoeiro, impedindo o trânsito.

Por conta disso, as aulas na Escola Municipal Guaviruva e na Escola Estadual Hiroshi Sakano foram suspensas nesta terça-feira (10). O outro bloqueio foi na Estrada do Baissununga (RGT-020), que também margeia o Rio Ribeira de Iguape.