Após a grande repercussão do vídeo do deputado Nikolas Ferreira sobre o monitoramento das movimentações do Pix, o ex-ministro Maílson da Nóbrega declarou que aqueles que estão divulgando desinformação sobre o Pix deveriam ser punidos criminalmente. Em coro, o ministro Fernando Haddad declarou que o governo está estudando entrar com ações penais contra quem está fazendo essas divulgações.
No programa Debate na Redação, o jornalista e advogado Eraldo Santos, acredita que Haddad não sabe se comunicar e tudo isso foi causado por ele mesmo. “Ele não tinha nada que mencionar que a Receita está monitorando, eles já monitoram isso a muito tempo. Haddad tinha que ter ficado em silêncio”.
O jornal suíço NZZ publicou uma nota nesta quarta-feira no qual diz que há um abuso de poder dentro do judiciário brasileiro. O texto afirma que há benefícios e vantagens usufruídos por juízes e promotores do país. O jornal afirma que membros do poder judiciário incluindo os ministros do STF abusam de privilégios e cita como exemplo o “Gilmarpalooza”, evento organizado pelo ministro em Portugal.
De acordo com Hemilton, não se deve generalizar pois nem todos lá dentro agem de má-fé, abusando do poder e pisoteando a nossa constituição. “É uma gama pequena que está fazendo isso e não é tão difícil de limpar”.
Para conferir esse e outros assuntos discutidos no programa, acesse a entrevista completa no canal do Jornal da Orla: https://www.youtube.com/watch?v=8YJkarUYJtQ