Santistas e turistas terão uma experiência imersiva em 3D e tamanho real pelo celular, do Kasatu Maru, navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, em 1908. A novidade estará disponível no Novo Quebra-Mar, no José Menino. Para conhecer o navio, os usuários terão que baixar um aplicativo.
O lançamento do app acontece no dia 18 de junho, a partir das 10h, e é uma das atrações das comemorações preparadas pela Prefeitura de Santos para celebrar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil.
O jornalista e pesquisador Sergio Willians colaborou no desenvolvimento do aplicativo para a empresa de tecnologia Criando Valor, que trabalha com realidade aumentada e inteligência artificial, em parceria com a Prefeitura.
Na segunda experiência ligada ao Kasato Maru que o aplicativo permitirá no Novo Quebra Mar, o usuário tem que estar perto da Praça das Gerações. Em uma maquete digital, o navio aparecerá na tela em forma tridimensional, com realidade aumentada, atracando no famoso Armazém XVIII, podendo ser visto em detalhes, de vários ângulos, no convés, na proa e na popa, por exemplo.
História
A história começa no dia 18 de junho de 1908, quando 781 imigrantes japoneses chegaram ao Porto de Santos no navio Kasato Maru, após mais de 50 dias em alto-mar. Depois, outros navios vieram trazendo mais nipônicos para o País. Na Segunda Guerra Mundial, a situação para japoneses e seus descendentes se complicou porque Brasil e Japão ficaram em lados opostos no conflito.
A ocupação em Santos se deu principalmente em bairros como Ponta da Praia, Campo Grande, Marapé, Macuco e Aparecida, onde construíram chácaras e sítios com plantação de hortifrútis. A pesca foi outra tradição não abandonada por aqui.
Como forma de homenagear os pioneiros, a Associação Japonesa de Santos analisa uma lista de 150 famílias que serão homenageadas, em data a ser definida, com a entrega de certificados, comprovando que os antepassados vieram no Kasato Maru.
Programação dos 115 anos da Imigração Japonesa em Santos
Dia 16 (sexta-feira), 11h – abertura da exposição de fotos ‘115 anos Imigração Japonesa Santos-Brasil’. Segue até 18 de julho. Local Outeiro de Santa Catarina (Rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro)
Dia 17 (sábado), das 14h às 15h30 – exibição do documentário ‘Okinawa Santos’. Local: Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo)
Dia 18 (domingo), 9h – deposição de flores no túmulo de Sakae Mine. Local: Cemitério do Paquetá (Rua Doutor Cochrane s/nº, Paquetá)
Dia 18 (domingo), 10h – deposição de flores no Monumento do Imigrante Japonês e no Monumento 18 de Junho. Local: Novo Quebra-Mar, José Menino
Dia 8 de julho (sábado), das 16h às 18h – exibição e debate do documentário ‘Onde as Ondas Quebram’. Local: Associação Japonesa de Santos (Rua Paraná, 129, Vila Mathias)