Nesta quarta-feira (13/03), a Secretaria de Saúde de Santos está realizando a primeira etapa do Mutirão de Verão contra o Aedes aegypti no bairro Gonzaga, a partir das 9h. Com uma equipe de 65 agentes de combate a endemias, a ação visa combater os potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A empresa Terracom, em parceria com a Secretaria de Saúde, disponibilizou uma equipe de 25 agentes e um caminhão para a retirada de materiais inservíveis. A segunda etapa está agendada para o dia 20 de março. Saiba mais sobre essa iniciativa e como se prevenir.
No último sábado (09/03), a Secretaria de Saúde realizou uma ação de combate ao Aedes aegypti em toda a orla da praia com 21 agentes de combate a endemias. Durante a ação, foram eliminados nove focos com larvas, além de serem fornecidas orientações de combate ao mosquito nos quiosques. Essa ação é realizada a cada três meses e inclui a aplicação de larvicida em bueiros, ralos, lixeiras, pneus e outros possíveis criadouros, bem como o controle mecânico, removendo água parada.
Os mutirões de verão realizados em 2024 já eliminaram 825 focos com larvas. No ano passado, foram confirmados 655 casos de dengue e 52 de chikungunya. Este ano, já foram confirmados 469 casos de dengue e 7 de chikungunya.
É fundamental ressaltar a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Além das ações realizadas pela Secretaria de Saúde, como os mutirões e vistorias, é essencial que a população adote hábitos simples, como a limpeza de calhas, caixas d’água, piscinas e a eliminação de acúmulos de água em recipientes. Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos, destaca a necessidade da colaboração da população para controlar a propagação dessas doenças no município.
Principais dicas de prevenção
– Verificar regularmente se há água parada em vasos e pratos de plantas, pias, ralos, bandejas externas de geladeira, vasos sanitários, caixas d’água, fontes ornamentais, bebedouros de animais domésticos e piscinas.
– Tampar ralos no chão com tela e aplicar água sanitária duas vezes por semana.
– Manter tampados calhas, lajes e caixas d’água.
– Realizar a limpeza regular de piscinas e fontes ornamentais.
– Adotar as estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti implementadas pela cidade durante todo o ano, incluindo visitas casa a casa, mutirões, nebulização, monitoramento de armadilhas, atividades educativas e atendimento a denúncias.
Estratégias de Santos para o enfrentamento ao Aedes aegypti
– Casa a Casa: programa de visitação de rotina aos imóveis.
– Mutirão: varredura realizada semanalmente em algum bairro da cidade.
– Imóveis especiais e pontos estratégicos: locais visitados mensalmente, incluindo escolas, hotéis, shopping centers e áreas com maior risco de criadouros, como borracharias, oficinas, ferros-velhos, cemitérios e obras.
– Nebulização: aplicação de inseticida no entorno da residência de pessoa infectada para combater o mosquito já na fase adulta.
– Armadilhas: Santos possui 481 armadilhas distribuídas por toda a cidade, monitoradas semanalmente, que mostram o índice de infestação de mosquito no local.
– Acompanhamento epidemiológico: notificação e investigação de todos os casos de doenças transmitidas pelo Aedes pela Vigilância Epidemiológica.
– Atividades Educativas: palestras, pedágios, estandes temáticos e outras atividades educativas realizadas nas ruas, escolas, empresas, instituições e condomínios.
– Atendimento a denúncias: feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 162.