Um dos principais pontos turísticos de Santos completará 40 anos em 2024!
Aberto ao público desde 30 de junho de 1984, o Museu do Mar expõe um dos principais acervos de biologia marinha do Brasil, com destaque para sua coleção de tubarões taxidermizados, que reúne cerca de 30% das espécies da costa brasileira, entre as quais, o Tubarão-baleia (maior espécie de peixe do mundo), um exemplar jovem, com quase 6 metros de comprimento.
Dentre outras atrações, destacam-se o Albatroz-viageiro (maior ave marinha do mundo), o Peixe-lua (maior peixe ósseo do mundo), a Tridacna gigas (concha gigante, maior molusco bivalve do mundo) e o Tubarão-anão (a segunda menor espécie de tubarão do mundo).
Entidade reconhecida no Brasil e no exterior, em quase quatro décadas de atividades, o Museu do Mar atingiu a marca de 1 milhão de visitantes, recebendo turistas brasileiros de todos os estados, bem como, estrangeiros de todos os continentes e diversas nacionalidades.
Desde 1989, com a Expo-Museu do Mar, acervo itinerante cuja maior atração é o esqueleto de uma Baleia-Minke-Anã de 8,5 metros de comprimento, a instituição santista já realizou exposições em 6 estados brasileiros, percorrendo diversas cidades e contribuindo para a divulgação das ciências do mar e a conscientização ambiental.
Durante o ano de 2024, para marcar os seus 40 anos, o Museu do Mar contará com programação e eventos especiais, mobilizando público em geral, imprensa, instituições de ensino e entidades congêneres. Tais ações comemorativas ocorrerão em plena “Década do Oceano”, iniciativa da ONU, que tem por objetivo conscientizar a população global sobre a importância dos oceanos e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares.