Alta Rotação

Mulheres que marcaram o mundo automotivo

08/03/2024
Divulgação

Ontem foi dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Nesse dia relembro não apenas as lutas das mulheres, mas também suas vitórias. Em homenagem a elas, listo algumas mulheres que marcaram e muito o segmento automotivo.

Shirley Muldowney ficou internacionalmente conhecida por correr no Top Fuel, uma categoria de Drag Racing. É uma prova de arrancada em linha reta que o piloto pode chegar perto dos 540 km/h em uma distância de 305 metros. Quem cumprir a prova no menor tempo, vence. Em 1977, ela ganhou a prova pela primeira vez. Em 1980 e 1982, ela ganhou novamente o Top Fuel, sendo a primeira pessoa a ser campeã três vezes na mesma categoria.

Bertha Benz foi a primeira pessoa a realizar uma viagem em um carro particular. Por uma estrada precária, Bertha encarou sua primeira viagem de carro com os filhos. No trajeto, o carro quebrou algumas vezes, mas ela sabia o que fazer. Fez do alfinete do seu chapéu uma ferramenta para limpar o cano de combustível, usou uma de suas cinta-liga para isolar o fio de ignição e criou até uma lona de freio pelo caminho. Chegou ao destino após 12 horas de estrada. Quando decidiu retornar para sua casa, jornalistas a esperavam. Com isso, o Motorwagen se tornou conhecido e uma série de encomendas foram feitas.

Florence Lawrence, conhecida também por ser a primeira estrela de cinema lá pelos idos de 1910, foi a criadora da seta, que na época se tratava de bandeirinhas atrás do paralamas do carro. O alerta de frenagem também foi ideia dela, só que não por luzes como temos hoje. Quando o motorista pisava no pedal de freio, uma placa com a palavra “Stop” (“Pare”) se levantava para alertar ao motorista que estava atrás.

Shirley Muldowney, Bertha Benz, Florence Lawrence foram apenas algumas das muitas mulheres que fizeram história. A elas e a todas as outras, deixo aqui todo meu respeito e mais sinceros agradecimentos por terem quebrado paradigmas, revolucionado e ido muito além de qualquer limite que lhe foram colocadas. Eu fico por aqui, até a próxima!

 

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço