Um rolo de malha amarela, uma agulha de crochê e uma base circular de MDF foram o suficiente para criar uma bela guirlanda de Páscoa, peça ensinada pela artesã e influencer Dani Serpa durante a terceira oficina gratuita oferecida pela Casa do Artesão, situada na Casa do Trem Bélico (Centro), na quinta-feira (16/3).
Há quase 30 anos no ramo, a artista que trança linhas desde a adolescência ensinou a 15 alunas a técnica do crochê moderno, cuja diferença da técnica tradicional é o uso de fios até 70 vezes mais grossos e agulhas até 15 números maiores. “É um crochê mais robusto, que utiliza a malha, um resíduo da indústria têxtil. Ou seja, também é uma técnica sustentável”, explicou Dani.
Ao finalizar o revestimento da peça de MDF em malha, as participantes fizeram detalhes em barbante na borda, fixaram uma pequena placa com os dizeres “Feliz Páscoa” e teceram orelhas de coelho para dar um toque final no laço que enfeitava a criação. Ao final da oficina, puderam levar a própria guirlanda para casa para usar de decoração ou presentear.
Casa do Trem Bélico
Situada na Rua Tiro Onze, 11, no Centro Histórico, a Casa do Trem Bélico – única edificação colonial-militar do gênero no País com as características setecentistas portuguesas originais e o mais antigo prédio público da Cidade – passou por adaptação e agora abriga a Casa do Artesão, gerida pela Secretaria Municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O espaço é focado em cursos para pequenos empreendedores locais com novos métodos e inovações na área de artesanato.
Construída entre 1640 e 1656 para ser depósito de trem-de-guerra, guardando munições, armas e equipamentos para proteção da então Vila de Santos contra ataques de índios e piratas, a Casa do Trem Bélico também é sede da Loja Colaborativa Feito em Santos, espaço reservado para que artesãos possam expor e vender seus trabalhos, mediante escolha por chamamento público.
Para demonstrar a capacidade do espaço, foi aberta uma exposição com venda das formandas da 1ª Turma do Programa de Aceleração e Empreendedores Criativos. São 28 expositoras que ficarão no local até o dia 25, de quinta a sábado, das 11h às 16h. Após o período, elas cederão o espaço a outros profissionais do segmento.