Política

MST questiona Tarcísio sobre prisão para quem ocupar terra

02/05/2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil

com informações da Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, prometeu prisão para quem ocupar terra no estado. A declaração foi feita durante participação na Agrishow 2023, 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que ocorre em Ribeirão Preto, no interior paulista.

“Vamos proteger no estado de São Paulo a propriedade privada. Não vamos tolerar invasão de terra aqui no nosso estado. E aqueles que invadirem terra no estado de São Paulo terão um destino só: a cadeia. Segurança jurídica, direito de propriedade são fundamentais”, discursou na abertura da feira, em 1º de maio.

O advogado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Ney Strozake, disse à TV Brasil que as ameaças de prisão para quem ocupar sempre estiveram no cotidiano da luta pela terra, e quem decreta prisão é a Justiça, não os governadores.

A declaração do governador ocorre em meio à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara dos Deputados, na quinta-feira (27/4) para investigar o MST. No texto, o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS) argumenta que há um “crescimento desordenado” de “invasões” a propriedades rurais produtivas no país.