Com presença de cinco professores da rede municipal, foi aberta na noite de segunda-feira (18/4) a 5ª edição do Movimento Leia São Vicente. Os docentes participaram de uma roda de conversa realizada no Colégio Nascimento (Vila São Jorge), com transmissão ao vivo pelo Youtube.
Damiana Albuquerque, Raquel Vieira, Regina Travassos, Renato Pirauá e Vania Andrade falaram sobre a importância da leitura no ambiente escolar, como ferramenta transformadora na sociedade. Os cinco estão diretamente conectados ao mundo literário, com Damiana, Regina, Renato e Vânia tendo livros publicados, e Raquel, com o perfil do Instagram CaRa Leitura (@caraleitura), que une amantes desse universo, promovendo a literatura infantil por meio de encontros, saraus e mediação de livros.
Abordando a importância da leitura do livro na educação, o debate foi ao encontro do tema deste primeiro momento do Leia SV em 2022: Ler para Superar. Os profissionais falaram de experiências e estratégias adotadas para estimular a leitura em sala de aula, falaram sobre o contato inicial que tiveram com a leitura desde a infância e indicaram autores e títulos que fizeram a diferença em suas vidas.
“Essa abertura do Movimento homenageia nossas raízes vicentinas através de cinco queridos autores e professores da nossa rede de ensino”, destacou a supervisora de orientação pedagógica Secretaria de Educação (Seduc), Luciana Meireles..
Responsável pelo Núcleo da Primeira Infância da Seduc, Elaine Dellamonica destacou que o momento pós-pandêmico trouxe muitos desafios no ambiente escolar, dentre os quais a lacuna que ficou na aprendizagem dos alunos. “O livro e a leitura são fortes aliados no desenvolvimento de forma integral, pois mexem com as emoções por meio do encantamento, apresentando novos contextos através da delicadeza e da sutileza da literatura”, apontou.
Quem não acompanhou a live, pode assistir à abertura do Movimento Leia SV pelo canal do YouTube. O projeto tem como objetivo trabalhar a leitura das crianças nas unidades municipais da cidade, acontecendo em dois momentos do ano letivo (abril e novembro).