Alta Rotação

Motociclistas homens tomam mais multas que mulheres

03/01/2025
Motociclistas homens tomam mais multas que mulheres | Jornal da Orla

Você sabia que os homens são duas vezes mais propensos a serem multados do que as mulheres? É o que indica uma pesquisa realizada sobre “Hábitos e Comportamentos dos Motociclistas no Brasil”. Realizado com 1,2 mil participantes, esse estudo apontou que 57,3% dos homens relataram já terem sido advertidos, enquanto que as mulheres, apenas 27,5% delas. Essa diferença é particularmente acentuada entre os motociclistas mais jovens, onde 54,4% dos homens cometeram alguma infração, contra 21,6% das mulheres.

Entre os motociclistas mais velhos, tanto homens quanto mulheres apresentam uma maior probabilidade, com 58,9% dos homens e 32,9% das mulheres relatando esse fato. A maioria das mulheres, especialmente as mais jovens, afirmam nunca ter recebido uma multa (78,4%), o que mostra que o público feminino tem um comportamento no transito mais cautelosos e menos propenso a infrações, enquanto os homens cometem infrações com mais frequência.

O estudo também mostrou que a percepção de segurança das vias é predominantemente negativa entre os motociclistas, independente do gênero ou da faixa etária: 78,3% dos homens e 80,5% das mulheres afirmam que não consideram as vias seguras para a pilotagem de motocicletas.

Para os entrevistados, as medidas mais apoiadas como formas de reduzir as infrações são cursos de direção defensiva (68,8%), sessões de simulações de situações de risco (58,3%), campanhas educativas sobre o tema (58,1%) e treinamentos práticos em autoescolas (57,9%).

Não é a primeira vez que pesquisas demonstram o comportamento mais cauteloso das mulheres no trânsito, o que demonstra uma maior preocupação desse grupo quanto às regras e segurança. Então pergunto: por que os homens se comportam de forma descuidada e agressiva no trânsito? Não podemos dar exemplos como as mulheres? Fica aqui a reflexão. Eu fico por aqui, até a próxima!