Com número recorde, mais de 500 pessoas participaram de uma pré-conferência realizada na Zona Noroeste de Santos, na terça-feira (20), com o objetivo de discutir propostas a serem levadas para a Conferência Municipal da Habitação de 2023, que acontece no mês de agosto.
No encontro, realizado no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste Dale Coutinho, foram apresentadas oito propostas relacionadas às necessidades dos moradores para o setor. Teve ainda a definição da equipe de delegados que representarão a região durante o evento no próximo mês.
Ao todo, serão encaminhadas 40 propostas para a Conferência Municipal, onde serão selecionadas as dez finalistas. A escolha será feita pelos delegados escolhidos pelas comunidades durante as pré-conferências.
A pré-conferência na Zona Noroeste foi o penúltimo de um total de cinco encontros idealizados pela Prefeitura de Santos. A próxima será destinada aos moradores da região dos Morros e está marcada para a próxima terça-feira (27) no Salão Paroquial da Igreja São João Batista (Praça Guadalajara s/nº, Nova Cintra).
O objetivo das pré-conferências por áreas é abranger propostas que representem as necessidades específicas de cada região. Os interessados podem conferir detalhes no link.
Com a realização das pré-conferências e a participação ativa da comunidade, a expectativa é de se elaborar um novo Plano Municipal de Habitação que reflita as necessidades e demandas de Santos, visando o desenvolvimento e a melhoria das condições de moradia no Município.
O projeto final de mudança do Plano Municipal de Habitação (PMH) será enviado à Câmara Municipal com o objetivo de se tornar uma legislação do setor. O último PMH vigente data de 2009 e não tem poder de lei.