Saúde

Ministério da Saúde lança campanha para prevenir ISTs no Carnaval

09/02/2024
julia prado

A campanha “Carnaval, respeito e proteção #TemQueTer” busca conscientizar sobre o uso de preservativos durante a data festiva para prevenir as Infecções sexualmente transmissíveis (IST). Veiculada na TV aberta, rádio e em ambientes de grande circulação, ela traz informações para os momentos antes, durante e depois das festas.

Durante os festejos de Carnaval, a exposição à infecções desse tipo são mais frequentes, por isso a preocupação geral na época. Em 2023, o governo federal realizou grandes avanços no combate e no cuidado às ISTs.

A pasta investiu R$ 27 milhões na aquisição de testes rápidos que detectam sífilis e HIV em um mesmo dispositivo. A inclusão do teste inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) fortalece o rastreio e tratamento mais ágil para a população. Inicialmente, o duo teste será direcionado para o rastreio em mulheres grávidas, trabalhadoras do sexo e homens que fazem sexo com homens. As demais pessoas serão testadas com a tecnologia que já é ofertada atualmente.

Outro importante anúncio do governo federal em 2023 foi a diminuição da quantidade de comprimidos ingeridos diariamente para as pessoas que vivem com o vírus do HIV. O medicamento, agora único, combina dois antirretrovirais, ambos fornecidos pelo SUS: lamivudina e dolutegravir. O remédio facilita a vida do usuário, evita efeitos colaterais e mantém a carga viral controlada.

Para o carnaval 2024, o foco da campanha é lembrar aos foliões que a proteção é uma peça fundamental para a festa, lado a lado com o respeito, a diversidade e a inclusão.