Saúde

Mesmo testando negativo, pessoa pode estar com Covid

08/07/2022
Depositphotos

Pessoa contrai a Covid-19 mas continua levando a vida normal e acaba disseminando ainda mais a doença

A pessoa tem os sintomas típicos de Covid-19 (tosse, coriza, febre), faz o teste e dá negativo. Então, ela acha que está com gripe, resfriado, sinusite ou qualquer outra doença. O problema é que ela realmente contraiu a Covid-19 e, por continuar levando a vida normal, acaba disseminando ainda mais o novo coronavírus.
Os especialistas ainda não têm uma explicação definitiva, mas apontam algumas hipóteses, que indicam que estes casos de falsos negativos são resultados das variantes BA.4 e BA.5 a partir da ômicron, uma das mutações no novo coronavírus.

Os sintomas são uma demonstração da reação do organismo vacinado ao ataque do vírus (resposta imune), e esta reação impede que a quantidade de novo coronavírus em ação seja maior do que a necessária para ser detectada no teste.

O resultado será positivo apenas dias depois porque o teste vai detectar o aumento da quantidade de antígeno —produzido pelo organismo para combater a doença.
Apesar de estar havendo um aumento no número de notificações, felizmente a quantidade de casos mais graves é bem menor, por conta da cobertura vacinal da população —a pessoa se infecta mas o risco de precisar ser internada ou mesmo morrer é bem menor.

O infectologista Evaldo Stanislau explica que está havendo maior circulação do vírus por conta da redução do uso de máscaras. “A recomendação é usar máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações”, aconselha. Ele destaca a importância de se completar o ciclo vacinal, com as terceiras e quartas doses, e alerta para a necessidade de se imunizar também as crianças. “Já passou da hora”, afirma. O especialista ressalta também que grávidas, não importando o tempo de gestação, também devem ser vacinadas.

Stanislau faz questão de ressaltar a necessidade de fazer teste, assim que os sintomas se manifestarem. “A covid se confunde com outras doenças. Tudo pode ser covid até que se prove o contrário. Qualquer sintoma, do mais leve ao mais clássico, precisa ser testado”, afirma.