Esportes

Mesatenista de Santos comanda o Brasil no título dos Jogos Sul-Americanos da Juventude

04/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A mesatenista e auxiliar técnica da Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) Ligia Silva comandou a seleção brasileira de base no título geral dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, que acontecem em Rosário, na Argentina. O País teve aproveitamento de 100% na competição, faturando o ouro e a prata no individual feminino e masculino, além de subir no lugar mais alto do pódio nas equipes mistas.

Ligia, um dos principais nomes da modalidade no País e participante de três Jogos Olímpicos, viveu um novo desafio: sua primeira missão como treinadora pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “Foi uma experiência incrível, com muita preocupação no desenvolvimento dos nossos atletas. Tivemos vivências importantes em todas as áreas no Rio de Janeiro, antes de embarcar para Argentina, como preparação mental, prevenção a lesão, esporte antirracista, educação e prevenção ao doping, entre outros”, conta.

Ela, que ainda compete por Santos nos Jogos Regionais e Abertos do Interior, além de ser professora das escolinhas da modalidade no Município, afirmou que a equipe brasileira chegou bem focada para os Jogos. “Com postura e pés no chão, mantivemos nosso favoritismo. A cada jogo e a cada dia crescemos muito como equipe e isso foi o mais importante”, concluiu.

No feminino, as brasileiras Giulia Takashi e Laura Watanabe fizeram dobradinha no individual. No masculino, Leonardo Iziuka e Henrique Noguti dominaram a disputa. Nas equipes mistas, o Brasil foi campeão, com Chile em segundo e Peru em terceiro.