Meio Ambiente

Mergulhadores encontram raia-manta de 4 metros em Santos

05/05/2023
Paula Zuza/Mantas do Brasil

Mergulhadores do projeto Mantas do Brasil avistaram uma raia-manta no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, na segunda-feira (1/5). A espécie não era encontrada desde 2019 e está ameaçada de extinção.

De acordo com o projeto, o animal possui aproximadamente quatro metros de comprimento. A raia-jamanta frequenta o litoral paulista nos meses em que a temperatura da água está baixa e faz mergulhos de mais de mil metros de profundidade. O grupo divulgou as imagens do encontro nas redes sociais. Assim, é possível ver a raia-manta sobre eles.

“Durante um mergulho sobre o naufrágio Morea, na Laje de Santos, pesquisadores do Projeto Mantas do Brasil tiveram a sorte de encontrar essa gigante linda! Essa mocinha maravilhosa foi batizada de Debi, e já confirmamos que é um registro novo para o nosso banco brasileiro de Mantas! Vocês não fazem ideia da alegria de registrar um indivíduo novo aqui no nosso quintal! Está oficialmente aberta a temporada de raias-manta no nosso litoral!”, diz o post feito pelo projeto no Instagram.

Criado em Santos há 10 anos, o projeto Mantas do Brasil luta para preservar uma das maiores espécies de raia do mundo, conhecida popularmente como raia-manta, em especial a espécie comprovadamente incidente no Brasil, que pode atingir oito metros de uma asa à outra e pesar mais de duas toneladas.