Saúde

Menos de 2% dos brasileiros doam sangue

09/06/2023
Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Junho é o mês dedicado a intensificar a conscientização das pessoas para que se tornem doadoras de sangue rotineiras. Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira tem o hábito de doar sangue e aproximadamente 3,5 milhões de pessoas necessitam de transfusões sanguíneas anualmente.

O objetivo campanha do Junho Vermelho é conscientizar as pessoas a criarem o hábito de, pelo menos, quatro vezes ao ano doar sangue. As ações de orientação se intensificam em 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Doar sangue é seguro

Não existe nenhum risco para os doadores. O sangue coletado é analisado para detectar doenças transmissíveis, como Aids, sífilis, hepatites B e C, doença de Chagas e HTLV (vírus responsável por doenças neurológicas). Na prática, o doador faz um exame para atestar suas condições de saúde. Além destes testes, também é feito exame para identificar o tipo sanguíneo do doador.

A quantidade de sangue doado é, no máximo, 420 ml, que representam menos de 10% de sangue do doador. O volume de sangue retirado começa a reposto pelo organismo em 24 horas.

Ajuda para quem precisa

O sangue captado em doações é utilizado em cirurgias, principalmente vítimas de acidente de trânsito e em operações de transplantes de órgãos. Também é usado em tratamentos de pessoas com doença falciforme, talassemia (anemia hereditária), pessoas com câncer, distúrbios de coagulação, hemofilia, doença de Von Willebrand (que afeta o funcionamento das plaquetas, doença de deficiência de fibrinogênio (problema em que há dificuldades de formar coágulos para interromper hemorragias).

Quem pode doar

Para ser doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e nunca ter tido hepatites nem doença de Chagas. O candidato deve estar em boas condições de saúde, repouso de no mínimo 6 horas antes da doação, ter se alimentado no mínimo duas horas antes da doação, não ter fumado 2 horas antes e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas.

Antes é preciso fazer uma entrevista e passar por rápida avaliação física, para verificação do peso, altura, pressão arterial e temperatura. O procedimento de doação dura de 5 a 10 minutos, não oferecendo nenhum risco à saúde.

Onde doar

– O Banco de Sangue da Santa Casa – Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, Jabaquara

– Hemonúcleo – Rua Oswaldo Cruz, 197),

– Hospital Ana Costa – Rua Amazonas, 143, 8º andar

– Beneficência Portuguesa – Av. Bernardino de Campos, 47.