Baixada Santista Saúde

Menina do Guarujá com síndrome de Tourette pede socorro

08/08/2022
Arquivo Pessoal

Com apenas 15 anos, Victoria Nobre Fernandes, busca ajuda para lidar com a vergonha e pressão que a síndrome de Tourette traz para sua vida. Após atentar contra a própria vida por duas vezes, ela busca ajuda para aprender a lidar com a síndrome.

Victoria declara que não gosta de viver com a síndrome, entretanto, está encorajada a fazer acompanhamento psicológico para amenizar o quadro e não pensa mais em tomar medidas drásticas contra a própria vida.

Em um vídeo no seu perfil do TikTok, a garota alerta sobre a importância, para aqueles que convivem com uma pessoa portadora da síndrome, de saber como lidar com essas pessoas e pede pelo fim do preconceito. “Eu parei de ir pra escola, curso, trabalho. Parei tudo e vivo minha vida tomando medicamento”, ela declara. Ela suplica pelo compartilhamento do vídeo para que cada vez mais pessoas possam se conscientizar.

A síndrome
O portador da patologia sofre com diversos tiques, emissão involuntária de sons, xingamentos ou gestos ofensivos. A síndrome se manifesta principalmente durante a infância e adolescência e não pode ser notada em exame neurológica, sendo assim, o diagnóstico deve ser clínico.

Veja o vídeo abaixo: