Saúde

Medicina integrativa pode prevenir doenças da terceira idade

26/01/2024
Depositphotos

De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a medicina integrativa pode auxiliar a evitar até 80% das doenças relacionadas ao envelhecimento.

O estilo de vida e o ambiente são fatores decisivos para que uma pessoa ultrapasse os 65 anos com a saúde em dia. Diante disso, hospitais públicos e privados têm dado passos na direção de tratamentos que olhem para além da doença do paciente.

Para a Organização Mundial da Saúde, o foco precisa estar no indivíduo e ultrapassar a dualidade saúde-doença. Com base em evidências científicas e aplicação de diversas abordagens, o médico observa diferentes ângulos do paciente: mental, emocional, funcional, espiritual, social e, até mesmo, comunitário.

Isso não implica na exclusão de tratamentos tradicionais ou medicamentosos, mas, sim, na adição de práticas que podem proporcionar benefícios tangíveis para cada pessoa.

A adesão a essa prática tem contribuído significativamente para a redução do uso de analgésicos, anti-inflamatórios e encaminhamentos para exames de alta complexidade, que representam alguns dos maiores gastos do país com a saúde. Essa constatação foi resultado de uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde.

O cuidado integral permite um diagnóstico mais preciso para pacientes que buscam atendimento em unidades de saúde, com destaque em áreas como oncologia, cardiologia e pediatria.

No Brasil, a oferta de tratamentos complementares está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006 e, atualmente, conta com mais de 28 modalidades na rede pública, conforme estabelecido pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

A principal característica da medicina integrativa reside na abordagem holística do indivíduo e no valor atribuído à promoção da saúde, mesmo quando a pessoa não esteja doente. Em um ambiente hospitalar, programas multidisciplinares de saúde preventiva desempenham um papel fundamental ao facilitar o acesso das pessoas a uma qualidade de vida individualizada.