Medalhista mundial em Londres, canoísta de Santos mira novos desafios na modalidade
29/08/2022Medalhista mundial de canoa havaiana com apenas 19 anos, Rodrigo ‘Mascote’ da Silva, da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes), já mira novos desafios. O atleta, que conquistou a prata em Londres no último dia 11, foi recepcionado pelo prefeito Rogério Santos na sexta-feira (26/8), em cerimônia na Sala Princesa Isabel.
Após marcar seu nome na história da modalidade, Mascote agora se prepara para duas novas competições: o Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana, entre os dias 17 e 18 de setembro, em São Sebastião, e o Pan-Americano da modalidade, que será realizado de 23 a 27 de novembro, no Chile.
Ao lado do irmão Rodrigo e da mãe, Elen Lemos, o jovem santista não escondeu a emoção pelo reconhecimento da conquista. “Me sinto feliz por ser recepcionado aqui e ter esse reconhecimento. Agora vou trabalhar para trazer novas medalhas e, futuramente, até disputar uma Olimpíada com C1”, ressaltou o canoísta, fazendo menção ao modelo de embarcação presente nos Jogos Olímpicos.
Mascote é considerado uma das grandes revelações da canoa nacional. O jovem santista é treinado pelo multicampeão da modalidade Sebastián Cuattrin, 11 vezes medalhista dos Jogos Pan-Americanos.
Curiosamente, sua rotina de treinos com o professor também é feita a distância. Utilizando uma fita cardíaca nos treinos e um GPS, Rodrigo encaminha seu resultado diário ao técnico para a análise de desempenho. A partir daí, Cuattrin avalia os gráficos e monta a planilha de treinos para o jovem campeão santista.