Santos

Medalhas de Ouro para Santos

06/09/2024
Divulgação

De acordo com o Ranking das Cidades Inteligentes de 2024 elaborado pelo Connected Smart Cities, Santos é a cidade com o melhor urbanismo inteligente do país pela terceira vez consecutiva, em um universo de 656 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes.

O resultado foi destacado pelo Secretário de Governo de Santos, Fábio Ferraz, que representou a cidade no evento promovido pela empresa, o maior evento de cidades inteligente do Brasil. “A cidade está sempre se reinventando e buscando melhores opções para o urbanismo. Hoje já contamos com o Centro de Controle Operacional, que faz a gestão da cidade de forma integral, outro destaque importante é o VLT, que potencializa a mobilidade urbana”.

O Ranking Connected Smart Cities mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Na classificação geral (cidades de todos os portes), a primeira posição ficou com Florianópolis (SC) e Santos obteve o 14º lugar, à frente de diversas capitais, além do 7º lugar entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes.

O levantamento é composto por 74 indicadores de 11 principais setores. Além do Urbanismo, os de Tecnologia e Inovação, Saúde, Segurança, Economia, Mobilidade, Meio Ambiente, Empreendedorismo, Educação, Energia e Governança. O recorte de Urbanismo é formado por 10 indicadores e a nota máxima é de 9 pontos. Santos obteve o primeiro lugar nacional com a nota de 7,569.

Em relação ao tema, são destaques de Santos a existência do serviço de emissão de alvará no site da Prefeitura; cadastro imobiliário informatizado, georreferenciado e disponibilizado ao cidadão; 100% de atendimento urbano de água e esgoto e o investimento per capita de R$1.171,58 em urbanismo. Este último valor, por exemplo, é quatro vezes maior do que o aplicado por Foz do Iguaçu (PR), que ficou na 9ª colocação.

Conforme o estudo, “o planejamento urbano é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade inteligente”, pois seu impacto também tem “repercussão em questões como meio ambiente, mobilidade, governança, segurança e economia”.

Santos também obteve, pela terceira vez seguida, o Selo Connected Smart Cities na categoria Ouro – nesta edição, ao lado de outras 16 cidades, entre elas as capitais Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Maceió e Rio de Janeiro. Salvador e Recife obtiveram o selo Diamante.

A premiação contemplou ao todo 43 cidades, incluindo as categorias Aspiracional, Bronze e Prata.

Mais uma medalha de ouro

Santos também ficou em primeiro no ranking de sustentabilidade ESG (Ambiental, Social e Governança), referente a 2024, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O ESG é utilizado para avaliar o desempenho da cidade sobre a sustentabilidade e a responsabilidade social.

A Cidade apareceu em primeiro lugar com média 90,56, antes de São Caetano do Sul (SP), Balneário Camboriú (SC), Campinas (SP), São Sebastião (SP), Maringá (PR), Uberlândia (MG), Jaraguá do Sul (SC), Jundiaí (SP) e São Paulo (SP), entre outros municípios brasileiros.

Em outra avaliação, na camada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs), Santos ocupa o terceiro lugar, com 77.01 de pontuação, estando a frente de cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú e Vitória.