com informações da Agência Brasil
Depois da passagem do ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e alagamentos em várias cidades do Sul e Sudeste do Brasil, a previsão para esta sexta-feira (14/7) é de que uma massa de ar frio vai baixar as temperaturas dos termômetros nessas regiões do país.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os efeitos do ciclone extratropical ainda deixam o mar com condições para ressaca em uma faixa que se estende por todo o litoral sul, com ondas que devem ultrapassar os 3 metros, com picos de até 4,5 metros.
Morte em Itanhaém
Vendaval, fortes chuvas e baixas temperaturas devastaram cidades e deixaram quatro pessoas mortas em diferentes estados das regiões Sul e Sudeste. Os efeitos do ciclone também foram sentidos na forma de ventos fortes, que causaram a derrubada de árvores. Além disso, em Itanhaém, um galho que caiu sobre um cabo de alta-tensão, causou a morte de uma idosa de 80 anos.
Alerta da Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil, a recomendação às pessoas não praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento, como surf, windsurf, kitesurf, rapel e rafting. Nesse sentido, a orientação é procurar abrigo seguro, evitar ficar próximo a árvores ou coberturas metálicas frágeis. Do mesmo modo, é importante manter distância de janelas, vidros e objetos perfurocortantes e não fazer trabalhos com andaimes e encaixes metálicos.
Também deve-se evitar estacionar veículos perto de cabos elétricos, torres de transmissão, árvores, outdoors e outras estruturas que não pareçam seguras.