Santos

Mais um trecho do canal 1 será revitalizado

06/03/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos
Com a aplicação de binder, mistura asfáltica que funciona como ligação de pavimentos, começaram nesta terça-feira (5) os serviços de renovação asfáltica da Avenida Pinheiro Machado entre as ruas Delfino Stockler de Lima e Antonio Bento de Amorim, denominado trecho 8 do projeto da Prefeitura, que contemplará os 2.240m do canal 1.
A revitalização dessa área envolve também melhorias no sistema de drenagem e construção de passeios acessíveis, além de recomposições pontuais da ciclovia, passarelas de pedestres, taludes e muretas do canal.
O binder ajuda na distribuição da carga de tráfego e a proporcionar uma superfície uniforme e plana, preparando a área para a aplicação da lama asfáltica (camada de rolamento). Sua aplicação sucede a camada da base, principal componente da pavimentação, responsável pelas propriedades de resistência e distribuição de carga no pavimento. Os trabalhos de renovação têm início com a fresagem, isto é, remoção de todo o pavimento antigo.
Os serviços de renovação asfáltica do trecho 8, previstos inicialmente para segunda-feira (4), sofreram adiamento para que a Sabesp promovesse os reparos necessários no poço de visita da rede de esgotamento sanitário existente no trecho beneficiado.
A nova pavimentação, a ser concluída até sexta, dependendo das condições do tempo, representa a etapa final das obras no trecho 8, que já conta com passeios no padrão Calçada para Todos, novas guias e sarjetas em seus 160m. Os serviços de revitalização já terminaram nos trechos 1 e 9, entre a orla e a Floriano Peixoto, sentidos Centro e praia. Restam agora a sinalização de solo e a avaliação dos taludes do canal, que será feita em toda a sua extensão, na sequência dos trabalhos.
“O trecho 7 começou a ser fresado no final do mês passado e está pronto para receber a nova pavimentação, que deve começar também esta semana, dependendo do tempo”, explicou o técnico de obras Daniel Lugaresi, da Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela supervisão das intervenções. Os segmentos 7 e 8 receberão, ao todo, 370 toneladas de binder em uma área de aproximadamente 2.200m².
ANDAMENTO
Os trabalhos também já se encontram em andamento da Carvalho de Mendonça até a Francisco de Souza Dantas (trecho 6, sentido Centro-praia), Floriano Peixoto à Francisco Glicério (trecho 10) e da Carlos Gomes à Carvalho de Mendonça (13), ambos na direção praia-Centro.
Nos trechos 6 e 13, proximidades da Carvalho de Mendonça, a construção das novas calçadas, meios-fios e sarjetas foi antecipada para o período de férias, alterando o cronograma original, para evitar transtornos para estudantes e o corpo docente das escolas públicas e particulares existentes nas proximidades.
PROJETO
O projeto de revitalização teve início em agosto em dois trechos da Pinheiro Machado: entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentido praia-Centro (trecho 9), e entre Antonio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia (8).
Para agilizar os serviços e minimizar os impactos, os 2.240 metros da avenida foram divididos em 16 trechos, entre os cruzamentos semaforizados. A separação de trechos foi elaborada com a preocupação de não interditar dois pontos de ônibus consecutivos e alguns serviços, a exemplo sinalização horizontal, estão sendo executados no período noturno, de forma minimizar o impacto no trânsito.
A interdição parcial das pistas é realizada para os serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios; será utilizada também quando da construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica.
Já a interdição total ocorre quando da recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder e pavimentação.
CONTINUIDADE
Após a conclusão do projeto nos trechos 6 e 13, serão atendidos os segmentos 5 (380m de extensão entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça, sentido praia), 2 (174,24m, da Floriano Peixoto à Francisco Glicério, sentido praia), 3 (265,75m, Francisco Glicério até João Caetano, sentido praia) e 16 (130m, entre Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido praia).
E ainda os trechos 14 (362m, da Carvalho de Mendonça à Álvares Cabral, sentido Centro), 15 (174,2m, Álvares Cabral até Antônio Bento de Amorim, sentido Centro), 4 (334m, João Caetano até a Carlos Gomes, sentido praia), 11 (265,75m, Francisco Glicério à João Caetano, sentido praia-Centro) e trecho 12, com 334m, entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes, sentido Centro.
INVESTIMENTO
As obras, a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 22.621.945,96 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante, do orçamento municipal.