A Guarda Civil Metropolitana de Santos está recebendo um novo curso preparatório para garantir a segurança dos moradores e turistas com maior eficiência.
O objetivo é qualificar os agentes da GCM para atuarem de maneira técnica e juridicamente embasada em situações de abordagem. Entre os temas tratados no curso, destacam-se procedimentos como busca pessoal, uso de algemas, emprego da força e o tratamento adequado em ocorrências envolvendo questões como racismo, pessoas em situação de vulnerabilidade (incluindo aquelas com deficiência, idosos, LGBTQIA+ e pessoas em situação de rua), entre outros tópicos relevantes.
O 1º Curso de Diretrizes de Abordagem Policial será lançado em um evento junto da Cartilha de Diretrizes de Abordagem Policial, documento inédito elaborado pela pasta, que servirá como referência normativa para as ações operacionais da GCM. A cartilha destaca fundamentos jurídicos essenciais, assegurando o respeito à dignidade humana tanto das pessoas abordadas quanto dos agentes públicos envolvidos.
De acordo com a Secretária Municipal de Segurança, Raquel Gallinati, a principal meta da iniciativa é capacitar os agentes municipais para que conduzam abordagens de forma eficiente, técnica e em estrita observância ao ordenamento jurídico, reduzindo os riscos inerentes à atividade policial.
“Nosso objetivo é padronizar os procedimentos operacionais, orientando os guardas municipais para que suas ações sejam realizadas de maneira uniforme, eficaz e dentro dos limites legais”, destacou a secretária.
A Cartilha de Diretrizes de Abordagem Policial, elaborada por servidores da Secretaria de Segurança (Seseg) e da GCM, apresenta uma análise detalhada sobre as práticas de abordagem policial, com foco na atuação legal e técnica da Guarda Civil Municipal.
“A segurança pública no âmbito municipal representa um dos grandes desafios da sociedade contemporânea, exigindo o contínuo aprimoramento das práticas policiais para atender às demandas da população de maneira eficiente, justa e humanizada”, afirmou Raquel Gallinati.
A iniciativa também integra um conjunto de estratégias de segurança implementadas pela Seseg, como a recente ampliação da Zona de Segurança Máxima, por meio da operação ‘Cerco Fechado’, que intensifica a presença da GCM em áreas estratégicas, como a orla da Cidade. Essas medidas demonstram o compromisso da gestão em aprimorar as ações de abordagem policial e construir um sistema de segurança pública mais eficaz, inclusivo e alinhado aos princípios constitucionais.
O preparo também é físico
Além das técnicas de abordagem e atendimento, os agentes da GCM também iniciaram um novo plano de preparo físico, com corridas na Orla da Praia. A primeira sessão de treinamento ocorreu na última terça-feira (19) com os recém-aprovados nos concursos.
Com a finalidade de preparar os servidores para reforçar o patrulhamento e a segurança da população, os guardas realizaram um trajeto de aproximadamente 5km entre o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, e o canal 4, no Boqueirão, com treino contínuo e intervalado, mesclando caminhada e corrida.
Além dos novos agentes, o treino passará a ser incluído na rotina de treinos de todos os agentes da corporação. “A corrida é um ótimo início de curso de formação, pois, além do primeiro treino entre os colegas, é uma oportunidade de manter o corpo condicionado para futuras ocorrências que teremos que enfrentar em nossa atividade”, disse o GCM Israel Lincon Firmo, recém-aprovado em concurso público da GCM.