Mais ágil e intuitivo, novo sistema oferta à população carta de serviços municipais de Santos
20/12/2024A partir desta sexta-feira (20), o sistema Santos Digital (www.santos.sp.gov.br/santosdigital) oferece uma nova carta de serviços à população santista. Trata-se de uma ferramenta que informa locais e horários de todos os equipamentos do Município e possibilita solicitar serviços públicos digitais.
Nesta primeira fase, 30 serviços das áreas de zeladoria, como poda de árvore, tapa-buraco e manutenção em bueiro – antes solicitados pelo sistema de ouvidoria municipal – já estarão integrados à plataforma.
Nesta nova carta, os serviços estarão catalogados por assunto, não mais por secretaria municipal. O objetivo é facilitar o acesso do munícipe, otimizando o tempo de navegação e a conclusão do pedido.
Após a implantação da primeira fase, mais de 500 serviços digitais serão disponibilizados até o final de 2026. A plataforma também resultará no cadastro único do cidadão, permitindo o seu acesso simplificado a todos os serviços. “A tecnologia é hoje no mundo uma poderosa ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, pois universalizamos o acesso aos serviços públicos”, ressalta o prefeito Rogério Santos.
Outra novidade é que parte dos pedidos presenciais de processos físicos serão realizados neste sistema por atendentes do Poupatempo, agilizando o andamento da solicitação. A plataforma ainda permitirá acompanhar toda a tramitação da demanda solicitada.
“A nossa experiência na Ouvidoria nos ensinou que a informação rápida e simplificada resulta em um aumento de interações do cidadão com o poder público. É um diálogo sem atravessadores ou barreiras burocráticas”, explica o ouvidor municipal Rivaldo Santos.
Além disso, está prevista para o mês de janeiro a disponibilidade de aplicativo (APP) de celular para solicitar diversos serviços municipais. O intuito é que o aplicativo e o portal de serviços se tornem a plataforma central para solicitação de todos os serviços digitais da Prefeitura.
“Este sistema permitirá que a Administração Municipal tenha melhor visibilidade das demandas do dia a dia, por exemplo, observando quais são as mais utilizadas pela população. Esse monitoramento permitirá ainda mais eficiência à gestão da plataforma”, destaca o secretário municipal de Governo, Fábio Ferraz. A pasta engloba o Departamento de Gestão de Tecnologia de Informação e Telecomunicações (Detic), que supervisiona em conjunto com a Ouvidoria, Transparência e Controle (OTC) a implementação da ferramenta, a cargo da empresa Inmov (vencedora de licitação).
Cabe ressaltar que a plataforma disponibilizada pela Prefeitura de Santos atende a Lei Federal 13.460/2017, que ‘dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública’.